Rio de Mãos Dadas: projeto do Senac RJ, Sebrae Rio e sindicatos filiados à Fecomércio RJ incentiva economia fluminense

22/fev 15:35
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Os sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ e o Sebrae Rio lançam o projeto Rio de Mãos Dadas pelo Interior, uma jornada de relacionamento com empresários do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo fluminense. O piloto terá início em 1º de março, encabeçado pelo Sicomércio Petrópolis, e será destinado aos empresários do setor de varejo do município.

Voltado para pequenas e médias empresas, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior visa contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia. Os empresários participantes assistirão palestras gratuitas com especialistas, com conteúdo adaptado à realidade de cada região. Na sequência, poderão contratar uma mentoria personalizada para encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios. A iniciativa será realizada em 12 regiões do estado, inicialmente em plataforma digital, e abordará os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

“As ações realizadas pela união da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com o Sebrae Rio vem se fortalecendo e possibilitam oferecer aos empresários do setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo eficiência e agilidade nos programas, qualificações e treinamentos sob medida para suas necessidades. Em especial nesse período de enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o Rio de Mãos Dadas reforça nossos objetivos de apoiar os empresários e a retomada econômica, fundamentais para gerar qualidade de vida e bem-estar à sociedade”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

“O Rio de Mãos Dadas vai trazer para o interior um olhar atento às necessidades de cada empresa. Precisamos dessa atenção direcionada para o que estamos enfrentando de fato. A integração entre Senac RJ, Sebrae Rio, Fecomércio RJ e os sindicatos locais é importante para o alinhamento correto das ações do programa. As capacitações que serão oferecidas a partir desse recorte feito especialmente para o interior do estado serão benéficas para o momento pós-pandemia que se aproxima com a expectativa de vacinação da população. Além disso, as mentorias individuais, pensadas para a necessidade de cada empresa, trarão a adequação do setor que todos precisam para enfrentar a crise”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis), Marcelo Fiorini.

Em Petrópolis, o tema abordado será “Convivendo ainda com a pandemia: o que fazer para sobreviver no 1º semestre de 2021”. A iniciativa contará com palestra do Embaixador de Varejo do Senac RJ, Luiz Antonio Secco, sócio diretor da Azov Consultoria e Educação. Em seguida, os participantes poderão participar de uma mentoria individual com o especialista pela plataforma Zoom. No lançamento do programa, os 20 primeiros interessados poderão fazer a mentoria gratuitamente e os demais terão 50% de desconto.

Após essa consultoria, os participantes passarão por uma pós-mentoria, em que haverá apresentação do diagnóstico e encaminhamento para as soluções e melhorias necessárias. Entre essas soluções estão o encaminhamento para cursos do Senac RJ, a realização de consultorias do Sebrae Rio ou mesmo a contratação do serviço de consultoria da Azov.

“A crise acelerou muitos processos dentro dos pequenos negócios e a economia começa a apresentar recuperação, graças ao empreendedorismo. O empresário precisa entender que o cliente de hoje é muito diferente de antes do início da pandemia. Ele passou a exigir mais da empresa, quer uma rápida entrega e ser exclusivo. O empreendedor precisa estar preparado para os novos tempos e adquirir o conhecimento necessário para chegar ao cliente final. Essa parceria com várias entidades permitirá fazer um trabalho integrado, com foco nas capacitações mais apropriadas para esse público”, explica o gerente de Atendimento do Sebrae Rio, Leandro Marinho.

Depois dos empresários do varejo, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior continua em Petrópolis, abordando novos temas como Gastronomia e Turismo. Em paralelo, segue também para Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna, Angra, Cabo Frio, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, São João de Meriti e Niterói.

Sobre a Fecomércio RJ

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Também integram o Sistema Fecomércio RJ, o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ).

Desde março de 2020, a Fecomércio RJ vem promovendo diversos esforços para auxiliar os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia. Foram realizados 165 estudos e análises econômicas com empresários e consumidores pelo IFec RJ, além da conquista de cerca de 36 pleitos jurídicos, que garantiram a sobrevivência de milhares de negócios em todo o estado do Rio de Janeiro. A entidade também liderou campanhas de apoio aos pequenos negócios locais, de combate ao mercado ilegal e de esclarecimentos para o enfrentamento à Covid-19. Em parceria com o Sebrae Rio e a empresa Convem, a Fecomércio RJ disponibilizou às empresas do comércio a ferramenta gratuita Loja Online, que vem permitindo a ampliação das vendas no ambiente digital.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Sebrae Rio

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial.

Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, a loja do Sebrae Rio recebeu quase 1,7 milhão de acessos, um aumento de 344%, em comparação com 2019. Durante a pandemia, todos os materiais foram disponibilizados de forma gratuita. Ao todo, a instituição realizou 702 mil atendimentos, um aumento de 185% de novos atendimentos, em comparação com o ano anterior. Ainda no início da pandemia, o site Especial Coronavírus especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br entrou no ar. Em 10 meses, o portal realizou mais de 120 mil atendimentos e quase 4.300 consultorias online foram solicitadas.

Últimas