• Rio de Janeiro sediará Startup20, fórum de tecnologia e inovação ligado ao G20

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/10/2023 09:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Rio de Janeiro sediará, em abril de 2024, o principal encontro do Startup20 Brasil, evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, promovido pelo grupo oficial de engajamento de Startups no G20 – grupo das vinte maiores economias do mundo. Durante o encontro, estarão na cidade representantes de startups, agentes públicos, setor privado e referências de inovação em todo o mundo. A programação contará com painéis sobre inovação e empreendedorismo e também com visitas técnicas a hubs de inovação, universidades e centros de pesquisa cariocas.

    Leia também: Rio de Janeiro sediará encontro de líderes do G20

    “Estamos muito felizes por sediar um encontro que trata de inovação e empreendedorismo, uma das vocações do Rio de Janeiro. A inovação está no nosso DNA. Durante o evento, teremos a oportunidade de apresentar ao mundo o cenário das startups cariocas e, ao mesmo tempo, formar uma aliança poderosa para impulsionar o crescimento do ecossistema de tecnologia e inovação aqui no Rio e no Brasil”, afirmou Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20 e coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.

    Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, a iniciativa mostra o fortalecimento da cidade do Rio como hub de inovação:

    “Estamos colhendo os frutos de um trabalho diário, que começou lá atrás como uma ideia: transformar a cidade na capital da inovação e tecnologia da América Latina. Vamos mais uma vez estar no centro das discussões de temas tão relevantes, para hoje e para o futuro.

    O Startup20 é um grupo oficial de engajamento de Startups no G20. Atua como articulador de diálogo do ecossistema global de tecnologia com objetivo de levantar as preocupações macroeconômicas aos líderes do G20.

    “O G20, que terá presidência brasileira no ano que vem, será a maior janela de oportunidade da história para o setor de pequenas e médias empresas e startups. Será o momento ideal para mostrarmos que tanto a cidade quanto o nosso país são o futuro da inovação mundial, e também assumir a vanguarda do empreendedorismo e tecnologia”, afirma Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

    O Startup20 terá três encontros no Brasil. A primeira reunião será em um dos estados da Amazônia, em fevereiro de 2024. A segunda reunião ocorrerá no Rio, em abril, e a última será em São Paulo, em junho.

    De acordo com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a presença da Startup20 no Rio de Janeiro é um catalisador para o mercado de inovação.

    “Ao sediar esse encontro, nossa cidade se torna um pólo atraente para investidores e empreendedores. As discussões e colaborações no âmbito do G20 estimulam a troca de ideias e a busca por soluções, impulsionando o ecossistema local e fomentando a captação de investimentos que podem alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. É uma oportunidade ímpar para mostrar ao mundo o potencial do Rio de Janeiro”.

    O G20 Brasil 2024 será o principal fórum de cooperação econômica internacional, composto por 19 países e a União Europeia, que representam cerca de 85% do PIB global.  Para preparar a cidade para o encontro dos líderes e chefes de estado do G20, que será nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Municipal de Organização do G20, órgão de coordenação ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito. O Comitê Rio G20 é responsável por coordenar as atividades municipais e eventos relacionados à presidência do Brasil do G20 – a partir de 1º de dezembro de 2023 – e à reunião de cúpula do grupo econômico.

    Últimas