• Rio de Janeiro sediará 22ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/10/2023 08:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A cidade do Rio de Janeiro será a sede da 22ª Conferência do OIDP, – Observatório Internacional Democracia Participativa, nos dias 6 e 8 de novembro, na Cidade das Artes. A Conferência, organizada em parceria com a Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura do Rio, reunirá representantes de municípios de mais de 47 países do mundo. São gestores de cidades brasileiras e estrangeiras, políticos, acadêmicos, ativistas, funcionários de governo e de organizações internacionais, que irão debater e trocar experiências sobre cidades mais transparentes, mais inclusivas e com mais diversidade.

    Representantes de Alemanha, Argentina, Irã, Síria, Espanha, França, Turquia, Rússia e Estados Unidos confirmaram presença na reunião da OIDP. A rede articula mais de 1.000 cidades de todo o mundo. Por meio da OIDP, municípios e governos locais e regionais, organizações da sociedade civil e centros de pesquisa associam-se para desenvolver, implementar e divulgar experiências sobre democracia participativa e deliberativa, com objetivo de cooperação e solidariedade internacional.

    A abertura do evento contará com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é presidente do OIPD; de Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil; e de Éric Piolle, prefeito de Grenoble e co-presidente do IOPD.

    No primeiro dia do evento, será lançada a 2ª edição do Mapa da Mulher Carioca, que investiga áreas e atributos ligados à atuação da administração pública buscando auxiliar a formulação de políticas públicas. O trabalho mapeia as necessidades das mulheres da cidade do Rio, com o levantamento de uma série de indicadores que possibilitam comparar dados e verificar as diferenças e as desigualdades de gênero, raças, gerações e territórios no município.

    Ao fim da conferência, os representantes elaboram uma declaração que estabelece compromissos de todas as cidades participantes. O manifesto é apresentado a órgãos federais e municipais, com o objetivo de compartilhar inovações sobre o estado da democracia participativa. OIDP é um espaço de diálogo e uma oportunidade de promover a cooperação entre cidades e organizações internacionais. O OIDP faz parte da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e nasceu em 2001, formalizada na I Conferência anual do OIDP, em Barcelona.

    Países participantes:

    Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bélgica, Benin, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Chile, Colombia, Costa do Marfim, Eastern Cape, Espanha, França, Haiti, Índia, Irã, Itália, Jalisco, Madagascar, México, Moçambique, Nepal, Holanda, Nigéria, Paquistão, Peru, Filipinas, Portugal, Porto Rico, República Democrática do Congo, Romênia, Rússia, Senegal, Somália, Áfria do Sul, Síria, Togo, Tunísia, Turquia, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

    Os interessados devem se inscrever, até este domingo (29), no site da OIDP. O evento será realizado na Cidade das Artes, localizada na Avenida das Américas 5.300, Barra da Tijuca, sempre de 9h às 19h. A programação completa pode ser conferida em: https://oidp.net/rio2023/pt/programme.php.

    Últimas