Rio de Janeiro lança projeto para ter Rua da Cerveja
A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar uma Rua da Cerveja. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, lançaram na última semana, no Palácio da Cidade, o “Reviver Rua da Carioca”, programa que transformará a tradicional via do Centro em um local repleto de fábricas da bebida e brewpubs (local onde ela é produzida, comercializada e consumida). O objetivo é reabrir lojas e devolver à vida um endereço histórico da capital.
A Prefeitura do Rio, nos moldes do Reviver Centro Cultural, vai dar um subsídio para atrair esses empresários à região – será aberto edital para chamamento dos donos dos imóveis que queiram alugar seus espaços e um edital para selecionar as cervejarias que estejam interessadas em se instalar no local. O repasse será de R$ 1.000 por m² para reforma e de R$ 75 por m² para despesas mensais, considerando um teto para imóveis de até 200m². Os repasses mensais duram entre 30 e 48 meses.
O projeto também possibilita a preservação do patrimônio histórico, já que a maior parte dos imóveis da Rua da Carioca é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A história da rua começa no século XVII (1697), segundo o Inepac. Já o nome atual remonta do ano 1848, pois a rua ficava no caminho do Chafariz da Carioca. Com comércio sempre pujante, a economia local sofreu mais fortemente com a pandemia, com o fechamento de aproximadamente 50% das lojas da rua.
Segundo os cálculos da SMDEIS, a Rua da Cerveja deve movimentar R$ 222 milhões em 4 anos e gerar uma massa salarial (soma dos salários) de R$ 41,8 milhões, no mesmo período. A expectativa é que sejam criados 500 novos empregos. Outro dado relevante é que no estado do Rio há 120 cervejarias registradas, que possuem quase 4 mil produtos e geram mais de 5 mil empregos. Além disso, com a Lei de Liberdade Econômica (LLE) e o Alvará a Jato, a cidade do Rio se tornou a única capital do Brasil que classifica a produção de cerveja como de baixo risco, para empreendimentos de até 200m2.
As lojas inscritas no projeto precisam estar vazias e ser de fachada ou ter algum contato com a rua. Já as cervejarias precisam produzir e comercializar seus rótulos, propor atividades e eventos que envolvam o público e funcionar à noite e aos finais de semana. As inscrições de imóveis e projetos podem ser feitas na sede da CCPar, na Rua Sacadura Cabral 133, Saúde, em 30 dias corridos após a publicação do edital, que estará disponível AQUI, a partir desta quinta-feira (21/09).