• Rio de Janeiro decreta estado de emergência zoossanitária em função do vírus da Gripe Aviária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Medida preventiva vale por 180 dias e segue recomendação do Governo Federal para agilizar as ações conjuntas dos órgãos

    24/08/2023 10:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou estado de emergência zoossanitária, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus H5N1, da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto foi publicado na edição do dia 18 de agosto do Diário Oficial do Estado, seguindo recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária.

    A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) reforça que a doença está controlada, registrando 16 casos em dez municípios, mas apenas em aves silvestres migratórias.

    Para o secretário de Agricultura, Dr. Flávio, a medida permite uma resposta mais rápida em casos de novos focos de gripe aviária, e a necessidade de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.

    “A medida é protetiva, pois facilita o acesso a recursos e materiais para uma pronta resposta em caso de novas notificações de suspeita da doença. Com este decreto podemos agir de maneira muito mais rápida”, destaca o secretário.

    Como é transmitida

    A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que podem ser consultados pelo público.

    Últimas