
Rio atinge Nível de Calor 4 pela 1ª vez desde criação de protocolo para altas temperaturas
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o Nível de Calor 4, às 12h35 desta segunda-feira (17). Esse nível de calor é inédito este ano. Diante da condição climática, o município orienta a população a ficar atenta aos cuidados com a saúde.
No Calor 4, há índices de calor muito alto (40°C a 44°C) com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos, de acordo com a gestão municipal.
Esta é a primeira vez que o Rio atinge esse patamar desde que o protocolo foi criado, em junho do ano passado.
A iniciativa foi uma resposta à morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift, no Engenhão, em 2023.
Os índices, que vão de 1 a 5, avaliam a temperatura registrada nos termômetros, a incidência de raios ultravioletas e a sequência de dias com altas temperaturas.
Nos próximos dias, de acordo com a Meteoblue, o calor permanece e não há previsão de chuva.
Calorão e recorde
A máxima prevista para esta segunda é de 42°C, com índice de calor mediano acima de 40°C. Se essa máxima for atingida, a capital vai bater o recorde histórico de calor para o mês de fevereiro, que é de 41,8º, registrado em 2023.
Pouco antes das 13h, os moradores da cidade receberam um aviso por mensagem de celular da Defesa Civil com a seguinte mensagem: “Alerta de onda de calor. Beba e ofereça água. Em caso de náusea, vômito ou desmaio, procure uma unidade de saúde”.
Leia também sobre Petrópolis e região: