• Rio amplia obrigatoriedade do passaporte da vacina: bares e restaurantes devem exigir comprovante; confira a lista

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2021 10:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial, o Decreto Rio nº 49.894, que amplia a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal contra a Covid-19 para acesso a estabelecimentos de hospedagem e acomodação, incluindo as locações de imóveis por temporada e os serviços contratados por aplicativo.

    O documento também passará a ser exigido em bares, lanchonetes, restaurantes, refeitórios, serviços de alimentação, para a acomodação de clientes sentados em áreas internas; serviços de embelezamento, estética e congêneres.

    Inicialmente, o texto também determinava que o passaporte da vacina deveria ser apresentado em shoppings, táxis e carros de aplicativo. No entanto, no início da tarde desta quinta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse que “houve exagero” e que um novo decreto será publicado na sexta-feira. “Não adianta criar medidas que a gente sabe que ninguém vai cumprir”, destacou.

    Desde o dia 27 de agosto, o comprovante vacinal já é exigido em academias de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências, entre outros.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesses primeiros dias a Prefeitura irá apenas orientar, mas a partir da próxima semana, multas começarão a ser aplicadas para quem descumprir a determinação municipal.

    **Matéria atualizada às 12h56

    Últimas