• Rezar faz bem à alma

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2023 08:00
    Por Fernando Costa

    Rezar oTerço nos conduz a Jesus através de Maria. O próprio Cristo nos incita a amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

    Rosário, derivado do latim medieval, significa buquê de rosas, jardim de rosas, grinalda de rosas. São rosas místicas, isto é, espirituais que oferecemos a doce Mãe Maria.

    Um rosário, 150 Ave-Manas, mas geralmente rezamos oterço, 50 Ave-Marias. Inúmeras vezes as Sagradas Escrituras, principalmente as parábolas nos conclamam a partilha.

    E hoje desejo dividir com meus amigos leitores um hábito simples, mas que expressa à devoção e é capaz de operar milagres. O terço não é um ato alienante, nem repetitivo.

    “Se os atletas repetem os exercícios, exercitando a fé, nós conheceremos a vitória verdadeira!” (palavras do pranteado Pe. JAC num de suas homilias). Os Papas, nas Exortações Apostólicas, afirmaram  o culto à Mãe Maria Santíssima, dentre os quais São  Pio V, Paulo VI, João Paulo II e o Papa Francisco. Certa vez o SS Papa João Paulo II disse que “O Rosário é minha oração predileta, maravilhosa na simplicidade e na profundidade.”

    O Papa Emérito Bento XVI deixa impressa a devoção ao Rosário. Não é mágica, nem fantasia, é tão somente o poder da oração. Não custa nada, basta boa vontade, desprendimento, humildade e, sobretudo, fé. Somos todosiguais perante Deus, portanto, sigamos à risca o que Ele nos diz: “Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e a porta abrir-se-vos-á.” (Mt 7,7) E ninguém melhor que a doce Mãe Maria Santíssima para conduzir-nos à Augusta presença do Senhor, Deus é misericórdia, portanto ele não vê nossas limitações.

    “Deus é amor”, estão pontificados em João, capítulo 4, versículos 7/ 8. O Criador nos dá olivre arbítrio, nosso sim deve ser incondicional e  espontâneo, sem hesitações. Tododia é dia de reconciliação. O fardo tornar-se-á mais leve, não que os dias serão sempre calmarias, osânimos serão recobrados se estivermos restabelecidos graças à proteção Divina e tudo deve ser através de Jesus, mas nada sem a intervenção de Maria. Iniciemos, pois, com o sinal da cruz.

    “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” Em seguida façamos ooferecimento do terço: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção, etc…

    Oferecemo-lo em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelo Sumo Pontífice, por nosso Bispo, pelo Clero, pelo aumento e santificação das vocações Sacerdotais, por nosso Pároco, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares, pelo Brasil e que reine a paz no mundo.

    São cinco mistérios e para cada dezena do terço um mistério é recitado: as segundas e sábados serão recitados os mistérios Gozosos. Reza-se o mistério, oPai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai e segue-se o próximo mistério até 5°. Às quintas-feiras recitam-se os Mistérios Luminosos, os Mistérios Dolorosos são recitados as terças e sextas-feiras.

    Os Mistérios Gloriosos serão recitados às quartas-feiras, sábados e domingos. Passemos ao agradecimento, rezemos: Infinitas graças Vos damos Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de Vossas mãos liberais.

    Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigarmos, vos saudamos com uma Salve-Rainha. Recitemos: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida doçura e esperança nossa, salve! Oportunamente rezaremos junta a Ladainha de Nossa Senhora.

    Em minha infância era comum recitar-se a Ladainha, eu sigo até hoje este costume em honra à Maria.

    Rezemos, meditemos, reflitamos, sem pressa, sem hesitações, sem preguiça. Os resultados serão forças, bênçãos e muita proteção. Não nos esqueçamos: peçamos à Mãe que o Filho atenderá.

    Últimas