Revitalização de trecho da União e Indústria entre Pedro do Rio e Posse ainda não tem data para começar
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda não tem data para o início das obras de revitalização do trecho entre Pedro do Rio e Posse da Estrada União e Indústria. A licitação para contratação da empresa que executará a obra aconteceu no ano passado, mas ainda não foi concluída.
Em nota, o DER informou que o processo licitatório está em fase final, mas não informou qual o prazo para essa conclusão. O projeto de revitalização prevê a drenagem e a sinalização entre os 14,4 quilômetros de extensão entre os dois distritos, com um investimento de R$ 28 milhões. A previsão é que a obra, quando começar, fique pronta em oito meses.
Esse trecho da Estrada União e Indústria é de responsabilidade do DER, que é um órgão do Estado do Rio de Janeiro. A obra de revitalização faz parte de uma ação civil pública aberta há 10 anos. O órgão foi condenado pela justiça a promover a obra, mas durante todos esses anos vem descumprindo a ordem judicial. O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), órgão federal responsável pelo trecho da Barão do Rio Branco até Pedro do Rio, também foi condenado a fazer obras e, após longa briga, iniciou as intervenções recentemente.
Uma multa de R$ 10 milhões proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) chegou a ser aplicada ao DER, pela morosidade em iniciar a revitalização da estrada. Em 10 anos de processo judicial, o Departamento de Estradas de Rodagem descumpriu todos os prazos impostos pela justiça.
O trecho entre Pedro do Rio e Posse é considerado um dos mais críticos da Estrada União e Indústria. Buracos, falta de sinalização e o mato tomam conta da via. Em um ponto, chamado Jacuba, vários acidentes já foram registrados e a via é conhecida pelos moradores e motoristas como “Estrada da Morte”.
Leia também: Após anúncio de adiamento, prefeitura pede em Brasília que licitação da BR-040 seja feita o mais rápido possível