• Campanha sobre projeto de Petrópolis que treina cães resgatados para detecção do câncer de mama em estágio inicial recebe Lions de Ouro em Cannes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Kdog Brasil (Dog Without Borders) é uma iniciativa da Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, presidida pela médica Carla Ismael. Campanha produzida pela VMLY&R New York visa atender, por meio do projeto, pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com limitações aos serviços de saúde 

    25/06/2023 11:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A campanha sobre o projeto Kdog Brasil (Dog Without Borders), que ocorre em Petrópolis, treinando cães resgatados para detecção do câncer de mama em estágio inicial através do olfato, recebeu o Lions de Ouro em Cannes na tarde dessa sexta-feira (23), na categoria: Sustentabilidade e Metas para o desenvolvimento. Com produção da produção da VMLY&R New York, a campanha foi uma iniciativa da Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, presidida pela médica Carla Ismael, e visa atender, principalmente, pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com limitações aos serviços de saúde.

    O Kdog Brasil é um programa de pesquisa que começou em 2016 e tem como objetivo desenvolver uma técnica não invasiva de rastreamento do câncer de mama usando o olfato canino. O estudo revela que os cães podem detectar o câncer com quase 100% de precisão, mesmo antes de um tumor se formar.

     “Estamos extasiados com esta conquista em Cannes sobre uma campanha que estimula a transformação desses cães resgatados em cães que ajudam na detecção de uma doença. Esta é uma maneira de identificarmos o câncer de mama mais rapidamente e com custos mais baixos. Não é à toa que remetem os cães como melhores amigos dos seres humanos. E eles são, comprovadamente, essenciais para o diagnóstico de uma doença que ainda mata muitas mulheres que descobrem tardiamente no Brasil”, destaca a médica Carla Ismael.

    Ela explica que os cães, que foram resgatados, são treinados para reconhecer o odor do câncer a partir de uma compressa simples. A pesquisa ocorre sem contato entre o paciente e o cachorro.

    Foto: Divulgação

    Sobre a pesquisa

    O trabalho de pesquisa do Kdog Brasil chegou à conclusão de que o câncer de mama emite odores específicos que são indetectáveis pelos humanos, mas que um cão treinado nessa detecção pode identificar a presença de câncer em lenços umedecidos que só estiveram em contato com a pele.

    O próximo passo da Kdog Brasil é desenvolver um método de triagem simples e confiável, não invasivo e acessível. Ao todo, são quatro cães treinados que fazem parte do projeto em Petrópolis.

    Carla Ismael destaca que o trabalho com os cães vem para antecipar o diagnóstico e não substitui o protocolo de detecção da doença, como a mamografia e outros exames.

    Como ocorre a detecção?

    A amostra é feita a partir de mulheres que são orientadas a lavar as mãos antes de dormir, com sabonete neutro, e colocar as compressas em um kit sobre as duas mamas, retirando-as ao acordar, após nova lavagem das mãos com o sabonete neutro.

    Estas compressas são colocadas em um saco e enviadas para o Kdog Brasil, onde são submetidas ao olfato dos animais. Os cães ficam estáticos em frente à amostrapositiva para o câncer de mama. 

    Últimas