• Revisão do Plano de Redução de Riscos começa a ser feita somente agora

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/08/2023 03:21

    A gente anunciou aqui no dia 1° de julho que a revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos e Movimentos de Massa para o primeiro distrito ficaria pronta em outubro, mas não vai dar tempo, não. A atualização do plano de 2017 foi decidida após a tragédia de 2022 que mudou a configuração de áreas de risco no primeiro distrito, principalmente no Alto da Serra. O estudo é feito pela mesma empresa do primeiro levantamento escolhida por meio de licitação. No anterior, o déficit habitacional era de 12 mil moradias em 234 áreas de alto risco em toda a cidade. A expectativa é e que com as chuvas de 2022 esse cenário possa ter sido ampliado.

    Só em fevereiro

    O processo para a revisão do Plano Municipal de Riscos focando no primeiro distrito foi aberto em 2022, a licitação foi realizada em março, o contrato foi assinado em maio, mas o “autorize” só foi dado com data a partir 14 de agosto, a quatro meses do início do verão. E mais: o prazo de execução do trabalho é de seis meses.

    Sem skate

    E nossos vereadores não cobram a aplicação das próprias leis que aprovaram. Está fazendo um ano que uma lei dos vereadores foi sancionada pelo prefeito Rubens Bomtempo instituindo o Dia do Skate e a Semana Municipal do Skate em Petrópolis para serem marcados em junho. Este ano junho já nos deixou tem dois meses e não teve uma programação alusiva.

    Cena pitoresca de nossa cidade ali na Praça da Liberdade. Mas, notem que é seguro. Porque se cair, a areia do rio assoreado amortece na boa.

    Trânsito

    Reparem que mesmo estando em agosto fora do período de férias do mês passado e longe do ápice do inverno, nossa alta temporada, a cidade está cheia de turistas – graças a Deus – nos finais de semana, principalmente quando faz sol. Mas é preciso um pouco mais de apoio ao turista. Já foi bom para eles e para nós moradores a retirada de circulação de flanelinhas que ameaçam motoristas no Quitandinha, mas  é necessário muito mais atenção ao trânsito.

    Contagem

    E Petrópolis está há 104 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Mais um aniversário

    Completa agora em setembro 11 anos que o conjunto habitacional da Posse começou a ser erguido. Foi ‘inaugurado’ em 2020, mas ainda tem 24 apartamentos em dois blocos para concluir pela Companhia Estadual de Habitação, a Cehab e unidades também pelo município.  São um total de 144 apartamentos, 72 do Estado e 72 da Prefeitura. O conjunto foi destinado aos desabrigados de 2008.  E, portanto, agora vai completar 15 anos de espera.

    Ai, ai

    E pensar que a gente está a menos de um ano da campanha eleitora de 2024…

    Mais atenção

    Para a prefeitura dar uma atenção: reparem como tem aumentado a quantidade de pessoas que, aparentemente, estão em situação de rua. Agora, olhem com atenção porque boa parte dessas pessoas que parecem estar em situação de rua aparentam problemas mentais. Tem que ter uma acolhida diferente.

    A empresária Maria Luiza Rosa, do Maria Luiza Buffet, celebrou os 30 anos do empreendimento na última semana ao lado da família e de amigos que marcaram sua trajetória profissional. E comemorou com… evento! A celebração teve momentos emocionantes com a lembrança de momentos difíceis e marcantes para a consolidação da empresa, que hoje é referência no setor. Na foto, Maria Luiza, os filhos Felipe e Juliana e o marido de Juliana, Diogo.

    Tá melhorando!

    E estamos avançando! Este ano com quase um mês de antecedência, no dia 24, a prefeitura licita as bike foods (lance inicial de R$ 798,00) e as barracas de comes e bebes (lance começa com (R$ 3.070,00) para a Serra Serata, festa que começa no dia 14 de setembro.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas