• Reunião põe fim ao impasse sobre circulação de ônibus municipais no Meio da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2020 18:48

    Uma reunião realizada na segunda-feira (25) na Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), com a presença de representantes de Petrópolis e de Magé, acabou com o impasse sobre a circulação dos ônibus municipais no Meio da Serra. Em função da pandemia do coronavírus e das restrições impostas pelas duas Prefeituras, os ônibus que atendem moradores da região estavam tendo dificuldades para chegar até o limite entre os municípios, por falta de área para manobra. O problema estava obrigando principalmente os motoristas da PetroIta a pararem muito antes do limite, prejudicando moradores da região e pessoas que trabalham nas duas cidades.

    Entenda: Depois de serem barrados em Magé, ônibus da PetroIta voltam a cumprir itinerário completo

    O presidente da Câmara de Petrópolis, vereador Hingo Hammes, que foi um dos intermediadores da reunião, ao lado do deputado estadual Vandro Família, que é de Magé, destacou a importância do encontro entre os representantes dos dois municípios. “Estamos no meio de uma pandemia e os dois municípios têm trabalhando para proteger sua população. No caso do Meio da Serra, é preciso bom senso e diálogo. Naquele trecho há casas muito próximas que estão em municípios diferentes. Trouxemos representantes das duas Prefeituras para conversarem e o problema foi sanado. Os ônibus da PetroIta poderão manobrar na área que há anos é utilizada como viradouro. É um ponto pouco abaixo do limite entre os dois municípios. A linha que está operando em Magé tem parada próxima dali”, explicou, deixando claro que a medida não muda a proibição de circulação de linhas intermunicipais.

    Na reunião, o secretário de Transportes de Magé, Everson de Mello Moraes, e o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito, Jairo Cunha, que estava acompanhado do diretor técnico-operacional, Luciano Moreira, concordaram que essa flexibilização é a melhor solução para ambos os municípios, já que, ao mesmo tempo, garante o cumprimento dos decretos municipais e assegura o transporte público à comunidade.

    Leia também: Petrópolis ultrapassa 500 casos confirmados de Covid-19

    Líder comunitária na região, Daniela Souza lembrou que os moradores vinham se sentindo prejudicados. “Em uma mesma rua há casas que constam nos mapas como sendo de Petrópolis e de Magé. Então quando começou a pandemia e os ônibus passaram a ser impedidos de circular avançando de um município para o outro, isso de fato virou um problema. Antes, havia ônibus da Trel que circulavam até o Alto da Serra e carros da PetroIta que circulavam até o Meio da Serra. Os intermunicipais pararam de circular, e apesar de os municipais terem continuado a operação, os pontos eram distantes um do outro. A comunidade ficou no meio do caminho”, lembrou.

    “Graças a Deus a reunião foi bastante produtiva e, com diálogo, conseguimos resolver o impasse. Agora, as linhas municipais dos dois municípios poderão operar normalmente”, comemorou, lembrando que as intermunicipais seguem paradas, atendendo determinações previstas em decretos.

    Leia também: MPE recomenda retirada de bancos das praças e instalação de barreiras sanitárias em hospitais de Petrópolis

    Últimas