• Reunião do Comdema discute a construção do Pavilhão Niemeyer, no Parque Natural da Avenida Ipiranga

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/fev 09:00
    Por Maria Julia Souza

    Na última quinta-feira (1º), durante uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), que aconteceu na Casa dos Conselhos, a construção do Pavilhão Niemeyer, no Parque Natural Padre Quinha, voltou a ser discutida. Na ocasião, foi decidido que o conselho irá elaborar uma nota de esclarecimento para a população sobre a construção do espaço.

    Em dezembro do ano passado, a empresa EngePrat Engenharia e Serviços Ltda havia sido definida como a responsável pelas obras, que vão custar R$ 10,2 milhões aos cofres públicos e terão duração de 10 meses. Conforme informado pelo município, o projeto arquitetônico do Pavilhão havia sido inicialmente elaborado para o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Como não saiu do papel, ele foi doado para Petrópolis.

    Durante a reunião na Casa dos Conselhos, foram apresentadas algumas dúvidas a respeito do projeto, além de serem apresentadas algumas ressalvas sobre o tipo de construção, envolvendo muito concreto e vidros, fato que já havia sido mencionado por ambientalistas.

    Leia Também: Ambientalistas são contra a construção do Pavilhão Niemeyer, no Parque Natural da Avenida Ipiranga

    Em resposta a equipe da Tribuna, em dezembro, a Secretaria de Meio Ambiente informou que, para a construção do Pavilhão Niemeyer, não haverá nenhum uso direto ou indireto dos recursos do Parque Natural Municipal Padre Quinha, e que trata-se de uma área sem vegetação nativa, que hoje possui parreiras de chuchu.

    O município informou ainda que a construção de uma edificação no local está de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e está prevista no Plano de Manejo do Parque.

    Últimas