• Reunião com secretário estadual de Transportes abordará projetos estratégicos de infraestrutura e mobilidade para Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2023 18:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma das pautas mais urgentes para o desenvolvimento econômico de Petrópolis é a nova pista de subida da serra. E dois fatos novos estão no rol de discussões em reunião com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, em Petrópolis, no início de setembro, que vai abranger projetos estratégicos de infraestrutura e mobilidade. Além do tema, outras pautas que passam por aporte e ações do governo do Estado terão uma discussão atualizada como a ligação Bingen-Quitandinha e prazos para sua concretização, assim como a reativação da ferrovia entre Magé e Petrópolis, já confirmada pelo Estado e o heliporto, o primeiro da região serrana.

    Uma portaria do Ministério dos Transportes, baixada nessa segunda-feira (28) com base em acórdão do Tribunal de Contas da União, permite a renegociação das concessões por até 15 anos sem necessidade de novo processo licitatório, que pode ser o caso da Concer, concessionária que administra a BR-040.  Com este fato novo, uma nova concorrência – já deliberada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres para o trecho entre Rio e Juiz de Fora e não mais seguindo até Belo Horizonte – poderia ser adiada.

    “Qualquer que seja a definição, o movimento Petrópolis 2030 quer o Estado envolvido e decisivo no processo, garantindo a segurança da execução da nova pista e manutenção da atual até a sua conclusão, além de melhorias na via de descida e outras situações já elencadas como fundamentais”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade que lidera o movimento empresarial. 

    Cláudio esteve, nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado, apresentando a deputados estaduais a pauta de infraestrutura e mobilidade de Petrópolis que pode ter a intervenção do estado para pavimentar o desenvolvimento da cidade. Um dos encontros foi com o deputado Rosenverg Reis (MDB), que estará na cidade, na reunião a ser marcada com a secretaria estadual de Transportes.  

    O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 comemora o investimento do governo do Estado de R$ 3,4 milhões para a instalação da ligação Bingen-Quitandinha, mas quer um cronograma de execução detalhado que permita o acompanhamento de perto da obra e também a cobrança de celeridade em sua execução.

    Uma outra pauta é a reativação da ferrovia entre Vila Inhomirim e o Alto da Serra. Washington Reis confirmou o projeto de custo total de R$ 60 milhões, visando revigorar o transporte de passageiros, com ênfase no turismo. Com 6,1 km de extensão, a ferrovia tem potencial para transportar mais de 500 mil pessoas anualmente, a um custo inferior ao deslocamento por ônibus. A iniciativa, apoiada pelo movimento e líderes locais, ressalta sua relevância histórica e sua influência na mobilidade e turismo em Petrópolis.

    Já o primeiro heliporto da região serrana, uma iniciativa voltada para socorro médico, transporte de órgãos, Defesa Civil, forças de segurança e turismo, uma iniciativa de 2010, foi resgatado pela secretaria estadual de Transportes. O heliporto, já aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil, também tem o compromisso do Estado de sair do papel.

    Últimas