• Retroativo dos servidores pode virar mesmo precatório a ser pago após 2029

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/11/2021 03:02

    O Supremo Tribunal Federal já mandou a prefeitura pagar o reajuste de 6,2% retroativos a 2017 dos servidores municipais. A prefeitura chegou a anunciar um acordo com o sindicato da categoria de parcelamento em 10 anos desses valores, mas o negócio desandou. A prefeitura, agora, quer transformar os valores em precatórios e, pior, com a PEC dos Precatórios o pagamento só deve começar em 2029.

    Só um acordo salva

    A última chance de o servidor ver a cor deste dinheiro com um pouco mais de celeridade é a prefeitura e sindicato baterem o martelo e acordarem um parcelamento. Melhor receber um pingado a cada mês do que ter de judicializar o pagamento que pode passar anos a fio para conseguir. Mas tá difícil o entendimento entre as partes.

    Pauta para Rubinho

    Sobre o assunto um Partisans maldoso tascou: se Bomtempo que ‘deu’ o reajuste, mas deixou para Bernardo pagar (o que não ocorreu) voltar agora ao cargo de prefeito, já será sua primeira pauta: pagar de uma tacada só.  Eita, que esse povo não perde a chance de alfinetar.

    Falta de controle

    No ano passado a Secretaria de Fazenda fez essa graça: inscreveu uma penca de gente como devedor do município mesmo com a pessoa estando quites com seus impostos. Este ano começou a rolar também com cartinhas enviadas aos contribuintes sobre as dívidas inexistentes.

    Celebração alemã

    A comunidade luterana de Petrópolis já está organizando o tradicional Mercado de Natal que acontece na igreja da Rua Ipiranga. Ele vai concentrar artesanato e culinária alemã em uma praça de alimentação.  A programação vai ser realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro e a entrada é franca.


    Estilosa é pouco para definir Bia Nonnato que fotografou num dos lugares mais instagramáveis de Petrópolis ali na Barão do Amazonas.

    Mergulhão

    É oficial: está aberta a temporada de carros dentro do rio. Toda vez que dá uma chuvinha é um que cai na Barão, na Washington Luiz, no Bingen…

    Talvez falte coragem

    Se os vereadores – numa legislatura ímpar, diferente e supimpa – querem mesmo a participação popular devem pensar em duas coisas: mudar as sessões para à noite porque às 16h os mortais estão no trabalho e franquear a palavra ao público nas sessões.

    Saudosos

    Um Partisans sem nada de melhor para fazer na vida listou os políticos que desistiram da vida pública (não inclusos aí os da turma da banheira que foi convidada a se retirar, é bom frisar). Tem Márcio de Souza (vice-prefeito), Leandro Sampaio (prefeito), Renata Fadel (vereadora), Thiago Damaceno (vereador) e Jorginho Banerge (vereador). Thomé (vereador) e Helinho Dias (vereador).  Diante do atual cenário a gente até sente falta.

    Turismo

    O Petrópolis Convention & Visitors Bureau promove um evento para poucos, na terça, a partir das 16h, na chique Fazenda Marambaia. Reúne empresários do trade para projetar ações para 2022 mas, claro, vai rolar um happy-hour.

    Contagem         

    Petrópolis está há 331 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Institucionalizado

    De um Partisans, língua afiada, sobre as relações políticas administrativas da cidade: “o ‘governo de coalizão’ criou, de forma inédita no país,o cargo de vereador-secretário e todo mundo acha normal”.

    Quem será que vai ganhar esses presentes? Sempre atento e sempre nas ruas, Henry Kappaun clicou.

    Novos olhares

    Hoje é o último dia para prestigiar a mostra de fotos de Bruno Soares em cartaz na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava. Mas, quem perder ainda poderá apreciar os trabalhos no Instagram ‘Petrópolis Novos Olhares’.

    Cofres vazios

    Há um clima de tensão nos corredores da Secretaria de Fazenda, sobre o pagamento do que falta do 13º salário dos servidores da prefeitura e o salário de dezembro. Dizem que tá complicado achar de onde tirar a grana. Só tem dinheiro nas contas do Fundeb. Mas estas não podem ser mexidas, né?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas