Retomada das atividades depende de flexibilização de medidas sanitárias e orçamento, diz Museu Imperial
Embora a prefeitura tenha autorizado o funcionamento dos pontos turísticos a partir da próxima quinta-feira, o Museu Imperial informou, nesta segunda-feira (5), que ainda não abrirá as portas. De acordo com a instituição, a retomada das atividades em etapas, conforme o protocolo elaborado, está condicionada à flexibilização de medidas sanitárias e à liberação orçamentária, por parte do governo federal, para a retomada dos contratos de serviços terceirizados.
O protocolo sanitário elaborado pelo museu estabelece um número máximo de visitantes por cada um dos espaços. “Mas o atingimento da reabertura total depende da flexibilização das medidas sanitárias impostas pelo poder público. Ou seja, a velocidade ou o ritmo da reabertura depende da flexibilização das medidas sanitárias”, informou a instituição. Ainda segundo o museu, essa flexibilização ainda deverá ser conciliada à liberação de orçamento para que seja possível voltar a contratar terceirizados na proporção necessária para o atendimento das necessidades do retorno presencial.
A previsão é de que a retomada das atividades pelo Museu Imperial seja feita em etapas, com início pelos jardins, bistrô e loja; reabertura dos espaços de pesquisa; reabertura dos espaços com espetáculos (Som e Luz e Um Sarau Imperial) e reabertura dos espaços expositivos (Palácio Imperial de Petrópolis, Pavilhão das Viaturas e Casa de Casa de Souza). Por enquanto, nem mesmo a reabertura da primeira etapa tem data para acontecer.
Outos pontos turísticos
Outros pontos turísticos da cidade confirmaram a reabertura na próxima quinta-feira, dia 8. Segundo Gabriel Bomtempo, que é administrador do Museu de Cera, a expectativa é boa. No local foram feitas adaptações para ampliar a ventilação dos espaços e haverá restrição de apenas quatro pessoas por sala, além de isolamento do contato entre recepção e visitantes para resguardar a equipe e os visitantes. “Consideramos que a reabertura veio de forma atrasada. Mas vemos essa flexibilização com bons olhos e temos boa expectativa diante disso”, explica.
A Prefeitura informou que o Museu Casa de Santos Dumont e Casa do Colono, administrados pelo município, também serão reabertos nesta semana.
O Tour Cervejeiro da Bohemia também será reaberto no dia 8 operando com 50% da sua capacidade totoal. Serão adotados protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19, o que inclui a sinalização de todas as medidas de prevenção na entrada do tour; uso obrigatório de máscara, sinalizado em todos os ambientes; marcação de distanciamento entre os visitantes na recepção e ao longo de todos os ambientes onde há explicações de conteúdo; pontos de degustação com marcação de distanciamento, copos higienizados e guardados individualmente em sacos plásticos de proteção, além de reforço na sinalização sobre o uso obrigatório de máscaras; placas explicativas sobre o distanciamento necessário em cada local; limitação de uma pessoa por vez no uso dos banheiros, nos bancos e locais de descanso; oferta de álcool gel em todos os pontos do tour; aferição de temperatura na entrada da visitação; audio guide com preço acessível para permitir que o visitante siga o trajeto de forma individual, evitando aglomerações; sistema de microfones e fones para que os monitores possam falar com os visitantes de forma segura e sem aglomerações, com proteção plástica descartável nos fones.
A Tribuna entrou em contato com o Museu de Porcelana com o pedido de informação sobre a reabertura, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
*Atualizado às 18h25