Retirada de fiação aérea e de velhos postes no Centro entra na fase final
As obras de enterramento da fiação elétrica do lado ímpar da Rua do Imperador estão em fase final. O investimento faz parte das obras de reurbanização do Centro Histórico de Petrópolis, que começou em 2008. Nessa semana, cerca de 15 trabalhadores estão realizando o enterramento da rede de média tensão, da Ampla, durante a madrugada. Dos 1.500 metros de cabeamento, 750 metros já foram concluídos. A previsão é de que o restante seja terminado até o final da semana e, a partir daí, começa o enterramento da rede de baixa tensão. A previsão é de que todo o serviço seja concluído nas próximas semanas.
O trecho que está passando pela intervenção vai da subida da Rua Marechal Deodoro até os prédios próximos à entrada da Paulo Barbosa. O investimento de mais de R$ 6 milhões faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo, do Governo do Estado (Prodetur-RJ). Segundo o secretário de Planejamento, Robson Cardinelli, a revitalização se encontra exatamente na fase do trabalho que foi licitado.
“Chegamos na fase do enterramento dos cabos de média e baixa tensão. Vale salientar que o enterramento da rede média é um trabalho complexo, que cobre a extensão de 1.500 metros. Metade desse trabalho já foi feito, lembrando que os dutos já estavam prontos desde 2008. O enterramento dessa fase deve ser concluído até o final desta semana. Todo o trabalho está sendo feito durante a madrugada para evitar transtornos no trânsito. O serviço é mais demorado porque também conta com a retirada dos transformadores, instalação de chaves protetoras, ou seja, é um trabalho demorado. As bubinas de média tensão são pesadas, chegando a quase sete toneladas”, disse.
Apesar da complexidade do trabalho, Robson Cardinelli afirma que tudo está ocorrendo no prazo esperado. “Não tivemos contratempo. Assim que a fase de enterramento dos fios de média tensão terminar, passaremos para a fase de enterramento dos fios de baixa tensão. Essa fase também requer muita atenção, porque a instalação deve chegar até cada loja e prédio, são entradas específicas para cada propriedade. O cronograma está sendo seguido e acredito que até o final do mês todos os cabos estejam lançados nos dutos”, afirmou.
Os fios e postes que ficam à vista serão os últimos a serem retirados. “Estamos na última fase do trabalho de restauração do Centro Histórico. Quando todos os cabos estiverem nos dutos, todos os cabos visíveis serão retirados, os postes também. Vale lembrar que tivemos, antes disso, que retirar os outros cabos que estavam nos postes, como os de empresas de TV a cabo”, contou.
Cerca de 15 trabalhadores estão atuando nessa fase do trabalho, incluindo os agentes de trânsito. “No final desse processo, tudo será verificado para ver se existe a necessidade de se fazer algum tipo de revitalização, como pintura e conserto de bancos”, explicou Cardinelli.