Reta final das convenções: dois vices ainda a serem definidos
A esquerda deixou suas convenções para o final. O Podemos, de Leandro Sampaio, realiza sua convenção amanhã, no Palmeira, no Itamarati, confirmando a candidatura à majoritária e apresentando os candidatos a vereador. O Psol, de Yuri Moura, reúne seus convencionais na quinta-feira, às 18h, no Petro da Roberto da Silveira. Já o PSB, de Bomtempo, será o último, no dia 4, também no Palmeira, com Paulo Mustrangi confirmado como vice.
Interesse
É grande a curiosidade em relação a duas candidaturas a vice-prefeito. Eleitores e adversários aguardam ansiosos para saber quem formará as chapas de Yuri Moura e Leandro Sampaio. Os dois, considerados fortes candidatos, podem aumentar suas chances com a escolha de bons postulantes a vice-prefeito. Yuri teve um flerte com a ‘direita’, levantando a possibilidade de ter ao lado o empresário Claudio Mohammad, mas a aliança não vingou. Já o Podemos quer alguém dos próprios quadros.
Climão
E o Partido Progressistas fez convenção no domingo e confirmou o nome de Hingo Hammes como candidato a prefeito. Todos os partidos que estarão nesta coligação marcaram presença: União Brasil, PRD, MDB, DC, PMN e o PL, que indicou Baninho como candidato a vice-prefeito da chapa, uma pressão do governador Cláudio Castro. Hammes assimilou, já que não poderia ferir o acordo, porém o clima não é de festa. Nem na convenção teve clima. Será preciso mudar essa atmosfera na campanha.
Celeridade
Levou 12 meses – isso mesmo: um ano – para que o Instituto Municipal de Cultura procedesse à contratação do operador cinematográfico Márcio Nunes para realizar a recuperação e a gravação do acervo cinematográfico pertencente ao Centro de Cultura Raul de Leoni. O anúncio da contratação foi feito em julho do ano passado e só agora sacramentado. Márcio é curador e proprietário do Acervo César Nunes, composto por mais de 1.800 filmes, sendo 540 de Petrópolis, que preservam a memória do Estado do Rio. O acervo cobre os anos de 1950 a 1980.
Essa, não!
O concurso da Educação, realizado em 2022, previu menos vagas do que o desejado, pouco mais de 700. Completando agora dois anos de sua realização, ainda nem todos os aprovados foram chamados, pois a prefeitura prefere manter os contratos temporários. Na semana passada, concursados não efetivados protestaram na porta da prefeitura, afinal, a validade da seleção estava para expirar. Em resposta, o prefeito Bomtempo anunciou a prorrogação da validade do concurso por mais dois anos. Adiantou muito.
Esse ano também!
Nossos queridos vereadores, preocupados com a execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, que brecaram devido a inconsistências, deveriam também se ocupar da execução do orçamento deste ano. Não é porque se trata de ano eleitoral que 2024 já acabou. Em um decreto recente, o prefeito Bomtempo transferiu R$ 1,5 milhão para a Secretaria de Segurança e Serviços Públicos, com a rubrica de “melhoria de parques e jardins”. Esse dinheiro foi retirado de vários itens, como regularização fundiária e revisão do plano de habitação em áreas de risco.
E assim a vida segue
Nem mesmo no domingo os usuários de ônibus que usam linhas ainda operadas pela Petro Ita têm paz. Neste que passou, o pessoal que representa a sociedade do Comutran, que faz levantamento diário dos problemas registrados em toda a cidade, contabilizou cinco quebras da Petro Ita. E isso considerando que aos domingos a frota e a quantidade de viagens são reduzidas.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 80 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Mais um CPF pra rolo
A arte de colocar o CPF para rolo poucos dominam. Assim, a funcionária de carreira da Comdep, Érica Lelis, decidiu deixar a presidência. Ficou no cargo pouco mais de três meses após a saída de Léo França, que se desincompatibilizou para concorrer à reeleição de vereador. Quem assume a empresa é Anderson Fragoso, que até então ocupava o cargo de gerente de compras da Comdep.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br