
Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2026 é divulgado pela Uerj nesta quinta
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulga, nesta quinta-feira (10), o resultado do processo de isenção para o Vestibular 2026. Os candidatos podem consultar a relação completa na página da Uerj. O deferimento do pedido não garante a inscrição nos Exames, que deverá ser realizada a partir do dia 15 de abril.
As solicitações de recurso para os pedidos de isenção que foram indeferidos devem ser feitas ao Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) até esta sexta-feira (11), através do e-mail: recurso.isençao@dsea.uerj.br.
Os contemplados estarão automaticamente isentos das outras taxas de inscrição, caso também se inscrevam para o 2º Exame de Qualificação e/ou para o Exame Discursivo. Entretanto, para garantir a gratuidade nos exames seguintes, é necessário comparecer no 1º Exame de Qualificação.
Exame de Qualificação
No próximo dia 15, a Uerj inicia o período de inscrições para o 1ª Exame de Qualificação. Os interessados têm até o dia 06 de maio para se inscrever na página do Vestibular Uerj. A prova será aplicada no dia 08 de junho. Em 2024, mais de 55 mil candidatos realizaram o primeiro exame.
A primeira fase do Vestibular Uerj é composta por dois exames de qualificação, sendo obrigatória a realização de pelo menos uma das provas. A avaliação, comum a todos os candidatos inscritos, apresenta questões de múltipla escolha agrupadas nas seguintes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Os candidatos que tirarem os conceitos “A”, “B”, “C” e “D”, com pontuação acima de 40%, estarão aptos a participar da fase discursiva. “A” equivale a 20 pontos; “B”, 15 pontos; “C”, 10 pontos, e “D”, 5 pontos. O conceito “E” não qualifica para a etapa seguinte.
Aqueles que não alcançarem a nota mínima no 1º Exame de Qualificação, ou que quiserem melhorar o seu conceito, podem se inscrever para o 2º Exame de Qualificação. Ao final, valerá o melhor conceito obtido entre os dois exames.
Este ano, as leituras indicadas para o 1º e o 2 º Exame de Qualificação são o conto “Amor”, de Clarice Lispector, e o romance “Senhora”, de José de Alencar, respectivamente.
O período para pedidos de isenção para o 2º Exame de Qualificação vai de 11 a 15 de junho, e os procedimentos de inscrição acontecem de 10 de julho a 04 de agosto. A prova está marcada para o dia 31 de agosto. A escolha do curso e a opção pelo sistema de cotas, se aplicável, só acontecem na segunda fase, no Exame Discursivo.
Novo curso de Cinema
Na última semana, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Uerj, localizada em Duque de Caxias, realizou o evento inaugural de seu mais novo curso de Graduação: a Licenciatura Plena em Cinema e Audiovisual, o segundo de uma universidade pública no Rio de Janeiro e o primeiro da Baixada.
A proposta pedagógica do curso é fruto de um processo colaborativo iniciado em 2016, envolvendo diálogos entre professores da FEBF e outras unidades da Uerj, além de representantes dos movimentos de cinema e audiovisual da Baixada Fluminense e instituições educacionais. Essa diversidade de vozes e experiências é um dos principais diferenciais do projeto, refletindo a polissemia do cinema e a riqueza cultural da região.
O curso foi estruturado para capacitar profissionais em diversas áreas do mercado cinematográfico e audiovisual, além de prepará-los para atuar como professores de Artes na Educação Básica, promovendo a integração do audiovisual no ambiente escolar.
Leia outras notícias sobre o Rio e região: