• Restauração da Catedral vai além das obras: intenção também é gerar cultura da preservação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2021 16:46
    Por Raphaela Cordeiro

    As obras de restauração da Catedral São Pedro de Alcântara, que têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2022, estão a todo vapor. Iniciada em fevereiro deste ano, a primeira grande obra da igreja vai muito além da restauração do prédio. Por trás de todo o material necessário para renovar o atrativo cultural, está a intenção de renovar o pensamento das pessoas que visitarão o local daqui para frente.

    Dentro do Projeto de Restauração da Catedral São Pedro de Alcântara foi desenvolvido o Projeto Educação Patrimonial. O objetivo é divulgar entre os petropolitanos, adultos e crianças, inclusive turistas, a importância da Catedral, não apenas pela sua beleza arquitetônica, mas, sobretudo pelo seu valor histórico, cultural e religioso. Para isto, a equipe técnica elaborou o projeto que traz conteúdo informativo para o público que visita a igreja.

    A primeira etapa deste trabalho foi a colocação de banners nos tapumes contando a história da Catedral. Além disso, com texto elaborado por Dom Gregório Paixão, OSB, foi editado e publicado o Guia Ilustrativo, para levar informação precisa sobre todo o acervo e história aos visitantes.

    Especialmente para as crianças, um outro material produzido foi o “Livro para colorir”, com fotos e textos sobre a história da Catedral. Nele, a criança pode pintar os vários desenhos que mostram o acervo cultural e histórico.

    “A publicação do Guia Ilustrativo e do Livro para colorir tem por objetivo despertar a consciência das pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso que é a Catedral”, disse Dom Gregório.

    Além disto, a equipe técnica também está desenvolvendo um aplicativo para celulares com informações sobre a Catedral. O aplicativo também vai conter atividades interativas como quebra-cabeças e fotos da Catedral em diferentes fases. E para a inclusão social, também estão sendo desenvolvidos vídeos com narração em libras sobre a restauração, a história e a importância da Catedral.

    Para a gerente do Projeto de Restauração, Katia Helena Duque Rossi, a restauração da Catedral só terá êxito quando todos tiverem consciência da importância da igreja para a nossa cidade. Sendo uma das responsáveis pelo Projeto Educação Patrimonial, Katia acredita que as crianças são a chave para que a Catedral continue a ser preservada. “Vimos na Educação Patrimonial uma forma de divulgar a importância da preservação deste bem cultural e priorizamos as crianças, por entender que devemos formar novas gerações com a cultura da preservação da história e dos bens culturais”, disse ela.

    O Projeto de Educação Patrimonial tem objetivo inicial de atender cerca de quatro mil crianças com a distribuição do “Livro para colorir” e quatro mil pessoas com o “Guia Ilustrativo”. Nessa primeira fase, dois livros estão sendo distribuídos gratuitamente às crianças da rede pública de ensino e à quem visita a Catedral acompanhado pela equipe técnica do projeto de Educação Patrimonial.  

    “Se perguntarem o porquê de um livro para crianças. A resposta é simples. Se começarmos a formar as crianças sobre a importância de preservar o Patrimônio Artístico e Cultura Brasileiro, seja uma igreja, um casarão, um palacete, uma estátua ou um quadro, com toda certeza a história do país será preservada e não teremos no futuro casos como acontece hoje de depredação do nosso patrimônio. Como vimos constantemente as pichações nas paredes da Catedral”, lembrou Dom Gregório.

    Como está a obra de restauração agora?

    Oito meses após o início das obras,a restauração tem várias fases acontecendo ao mesmo tempo e conta com mais de 50 trabalhadores diretos e envolve outros indiretamente.  

    O projeto de reforço estrutural da Catedral e do muro em frente à Igreja está em andamento. A restauração e limpeza de uma das laterais da igreja, localizada de frente para as residências, já foi concluída.

    A recuperação do telhado está sendo concluída, o que permite o início da colocação da estrutura da Galeria Auto Expositiva, que será instalada na parte superior da Catedral e na área que fica entre as cúpulas e o telhado. A limpeza da torre metálica também está em fase final de conclusão. A limpeza e restauro da parte de trás da Catedral e da lateral que fica para a Rua Ipiranga estão em andamento.

    Últimas