• Resposta da Pressão Arterial no treino concorrente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/fev 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    O treinamento concorrente é assunto sempre de interesse do corredor (a). Isso porque a maioria reconhece a necessidade de fazer treinamento de corrida e musculação. Chama-se concorrente quando as duas atividades são feitas na mesma sessão. Já é bastante estabelecido pela ciência os benefícios das duas atividades no sistema cardiovascular, especialmente na Pressão Arterial (PA). Mas qual das duas impacta melhor na PA?

    Um estudo conduzido por Santiago e colaboradores (2013) avaliou as duas sessões na sequência (aeróbio – corrida) e musculação (musculação e aeróbio) em dias diferentes. A Pressão Arterial Sistólica (número maior) e Diastólica (número menor) foram medidas antes e a cada 15 minutos durante 60 minutos de recuperação Pós-exercício. Em conclusão na sequência aeróbio/musculação houve hipotensão da PAS aos 30 minutos de recuperação e 60 minutos.

    Na sequência musculação/aeróbio o recuo ocorreu apenas aos 60 minutos. Ou seja, nas duas sequências há benefício evidente na Pressão Arterial, mas a sequência aeróbio/musculação o benefício é maior. Claro que depende da intensidade de cada atividade, cada indivíduo, intimidade com a corrida e a musculação. Mais estudos precisam ser feitos mudando as variáveis. Corredores perguntam: O que faço primeiro quando não se tem tempo de fazer em separado? Vale sempre a prioridade. Se é a corrida faça-a primeiro e vice-versa. As duas são boas e o corredor, mesmo aqueles que não gostam de musculação, sabem que precisam fortalecer para correr melhor. Estatisticamente corredores que fazem fortalecimento adequado se lesionam menos. Eu prefiro corrida/musculação, e você?

    **Literatura Sugerida: Santiago, Denilson Alves et all. (2013) – Corrida em Esteira e Exercícios de força: Efeitos agudos da ordem de realização sobre a hipotensão pós-exercício.

    Últimas