• Reservatórios do subsistema Sul deixam de perder água e sobem 4% no mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2021 11:43
    Por Denise Luna / Estadão

    O nível de água dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sul do País deixaram de cair nos últimos três dias, acumulando alta de 4% no mês, uma boa notícia para o estressado sistema elétrico brasileiro, mas ainda longe de resolver a crise energética. Na segunda-feira, 21, esse subsistema operava com 31,6% de armazenamento de água, contra 27,2% no início de setembro.

    Em média, o Sistema Interligado Nacional (SIN) opera com armazenamento de 25,9%, puxado para baixo principalmente pelo subsistema Sudeste/Centro Oeste, que na segunda-feira estava apenas 18% cheio.

    No mês, a queda desse subsistema é de 3,3% até ontem (20), mas a previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é de que chegue a 14,9% no fim de setembro.

    Apesar de apresentar o maior volume de armazenagem, o subsistema Norte, onde estão grandes hidrelétricas como Belo Monte e as usinas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) , com 64,4% de armazenagem, não estão produzindo muita energia por serem usinas a fio d’água, ou seja, não acumulam água e produzem energia de acordo com a afluência dos rios.

    As chuvas na região começam a se reduzir nessa época, e a armazenagem dos reservatórios registra queda de 5,9% no mês.

    Também o subsistema Nordeste vem registrando queda no armazenamento de água nas hidrelétricas, com queda de 5,4% no mês e armazenagem de 43,8%.

    Últimas