• Reserva de Emergência x Reserva de Oportunidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/07/2022 13:59
    Por Rafael Cataldo*

    Nos três primeiros artigos falamos do tabu de começar a investir, do Projeto Primeiro Milhão que está muito na moda para quem começa a investir e quer atingir este número quase que cabalístico, e falamos também do perfil de investidor Conservador que é considerado um investidor apenas de renda fixa, mas mostramos que um Conservador pode sim escolher ativos de renda variável como ações, desde que faça um balanceamento em sua carteira que lhe permita manter a segurança que seu perfil exige.

    Gradualmente, vamos aprofundar a complexidade de nossos temas, hoje vamos falar sobre reserva de emergência e reserva de oportunidade.

    Reserva de Emergência

    A reserva de emergência é muito falada, é o recurso que todos devem ter e torcer para nunca precisar utilizar. É a segurança para situações imprevistas e adversas da vida nas quais recurso poupado fica disponível imediatamente. Liquidez é a palavra chave.
    A Metáfora do Nascimento, de autoria de Leonardo Tavares, CFP, a metodologia internacional de planejamento financeiro recomenda entre 3 e 12 meses de acordo com análise do vínculo empregatício e condição familiar e patrimonial. Uma vez que no ser humano nasce em média com 9 meses de gestação, utilizamos essa analogia para sugerir que a reserva de emergência sirva ao renascimento financeiro da pessoa.

    Como calcular a sua necessidade de reserva de emergência?

    Mas o recurso não pode ficar parado largado às traças e à inflação. Logo, selecionar investimentos que lhe protejam da inflação é importante.No mercado temos títulos públicos, banários e de empresas não financeiras e existem ainda opções de fundos de investimento e serviços de carteira administrada que poderão proporcionar liquidez.

    Duas são as formas de se projetar a reserva de emergência ideal: pensando na sua renda ou pensando no seu custo de vida. Você pode simplesmente considerar sua capacidade de gerar renda mensalmente e fixar um período que lhe proporcione segurança psicológica para passar por uma crise na geração de renda. Um exemplo abaixo:

    A segunda forma é planilhar seu custo de vida, classificar as despesas como obrigatórias ou não obrigatórias e projetar seu orçamento trimestral, semestral, anual ou até bianual. Novamente, conforto psicológico é o quesito chave. Outro exemplo básico:

    Outro fator a ser considerado é a origem da sua renda e a volatilidade dela. Profissionais liberais e empreendedores que contam com renda bem variável, podendo ter altas oscilações de um mês para o outro, devem fazer uma reserva maior. Um funcionário público ou empregado na iniciativa privada com alta empregabilidade ou segurança no emprego atual, pode se dar ao luxo de fazer uma reserva menor, por exemplo para 3 meses, pois conta com uma segurança que a queda de renda é pouco provável.

    Reserva de Oportunidade

    A reserva de oportunidade tem um princípio parecido mas tem objetivo diferente. Depois de constituída a reserva de emergência, a criação de uma reserva de oportunidade é uma boa estratégia para rentabilizar o patrimônio do investidor. Essa reserva é que determina se o investidor está capitalizado para aproveitar negócios nos quais há risco, mas a probabilidade de lucro é boa.

    Determinar o valor de um ativo e avaliar se está no momento de compra deste ativo é a visão de segundo nível já falada aqui no artigo anterior. Mas do que adianta ter a visão e não ter o recurso para realizar a aquisição do ativo? Um imóvel, uma compra de um fornecedor em ação promocional, uma ação em bolsa, o lançamento de títulos públicos ou privados como Operações estruturadas, Letras, CRIs e CRAs (vamos falar destas siglas/investimentos mais a frente) são opções que podem alavancar ganhos se o investidor estiver bem posicionado.

    No mercado de investimentos é comum vermos clientes, muitos que contam inclusive com assessoria, com ativos que foram desvalorizados depois da compra, e não possuem liquidez para realizar nova compra e fazer um preço médio que faça sua carteira se recuperar. Ocorrem ainda clientes que realizam prejuízos, ou seja, vendem os ativos pois precisam para emergência ou até mesmo realizar um investimento com promessa de recuperação do patrimônio.

    Então, a reserva de oportunidade deve também ser no mínimo trabalhada para não ser impactada pela inflação, mas ele tem um perfil mais negocial para oportunidades diferenciadas no mercado e promissoras de rentabilidade.

    Um exemplo de ativos que o mercado vem considerando como boas opções de compra atualmente pois, segundo análises de empresas e profissionais certificados e habilitados a fazer recomendações, estão depreciados em relação ao seu real valor de mercado: ações do setor de varejo. Exemplo abaixo no gráfico traz as ações da Magalu e da Via Varejo (Casas Bahia + Ponto Frio) nos últimos 12 meses e na sequência nos últimos 5 dias.

    Magalu:

    Via Varejo: 

    É um movimento de alta? Será mantida essa recuperação? Segundo semestre de 2022 será bom para o varejo? População vai gastar e este segmento fatura? Eleições vão atrapalhar? São perguntas que escuto diariamente e não há resposta certa ou errada. Há especulação.

    Outro exemplo em outro tipo de ativos e especificamente em Petrópolis RJ: Durante a pandemia, preços de imóveis com varanda gourmet ou pequenas casas sofreu elevação. Foi grande a demanda por imóveis maiores no momento em que pessoas estavam dentro de casa, lazer externo restrito e evolução do homeoffice. Ainda tivemos a fuga de cariocas para a Região Serrana. Em contrapartida, após a calamidade de fevereiro e março deste ano, em linhas gerais, constatei que as avaliações de imóveis de nossa cidade sofreram depreciação claramente afetadas pela visão geral de maior risco na cidade, problemas de infraestrutura e pessoas saindo da cidade. A demanda por imóveis na cidade caiu. Há aqui uma boa chance de pensar em segundo nível: é a oportunidade de comprar imóveis na cidade?
    Em resumo, a reserva de emergência não mira na rentabilidade, pode sim ser rentabilizada, mas não é o sentimento principal do investidor ao ser constituída. Já a reserva de oportunidade é o lastro para bons negócios. Para a reserva de oportunidade não tem fórmula ou método de cálculo, o investidor vai criar seu saldo e alocar em ativos de alta liquidez para a qualquer oportunidade executar um bom negócio.

    Quer pensar, planejar a 4 mãos e ter assessoria para estes bons negócios? rafael.cataldo@tagaai.com.br
    https://www.linkedin.com/in/rafael-cataldo/

    Até o próximo artigo.

    *Rafael Cataldo/Assessor de Investimentos

    Últimas