Representantes de academias se reúnem nesta terça para discutir decreto do governador
Representantes das academias se reúnem nesta terça-feira (17), às 16 horas, com o prefeito Bernardo Rossi, com o objetivo de discutir o decreto do Governo do Estado sobre o funcionamento de estabelecimentos que atuam com a atividade física. A reunião foi confirmada, pela manhã, pelo vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, André Fernandes, que mostrou preocupação com as regras publicadas hoje pelo Governador Wilson Witzel. Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, o prefeito Bernardo Rossi adiantou que as academias deverão ficar fechadas por 15 dias, a contar a partir desta quarta-feira (18).
Desde a última sexta-feira, o Cref baixou uma série de orientações a serem seguidas pelas academias durante o período de surto do coronavírus. Entre elas, recomenda-se o fim provisório das aulas coletivas e o cuidado redobrado na limpeza do espaço onde o indivíduo pratica a atividade física. No entanto, pela manhã o governador do estado lançou um decreto que pede o fechamento de vários estabelecimentos comerciais que envolvam aglomeração, entra em choque a uma orientação do Cref.
Se o decreto pede o fechamento de estabelecimentos no estado, o Cref argumenta que o instrumento jurídico não poderia valer para Petrópolis. Segundo André Fernandes, a Cidade Imperial está em um estágio 1 – que ainda não tem uma vítima fatal – e que, portanto, as academias poderiam funcionar, ainda que com restrições. Alguns negócios que envolvam exercícios, entretanto, se anteciparam e fecharam as suas portas.
Duas delas ainda funcionam – a Quality e a Vibe -, mas aguardam a reunião de hoje à tarde para saberem se mantém ou não suas portas abertas. A Superintendência de Esportes vai participar do encontro e vai reavaliar o planejamento de ações para os próximos meses, embora a princípio siga o decreto municipal, que pede a paralisação de atividades até o dia primeiro de maio.
*Atualizado às 13h39