• Renda variável “diferente”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/10/2022 08:00
    Por Rafael Cataldo*

    Com uma série de participações do time da Tag para contribuir ainda mais com nossa coluna, essa semana trago Léo Tavares, CFP® Head de Renda Variável da Tag Safra Invest, falando um pouquinho sobre a possibilidade desconhecida de muitos investidores que são as estruturas de renda variável, que servem para proteger o investimento e também alavancar ganhos.

    Muito mais do que comprar e vender a ação, hoje temos no mercado financeiro estruturas que permitem ao investidor acionista ter uma carteira mais rentável e, ao mesmo tempo, protegida. Isso tudo, claro, com a assessoria especializada de uma mesa de RV. 

    Aluguel de ações, opções, estruturas e muitas outras opções de investimentos, muitas vezes, desconsideradas pelo investidor que está sozinho no mercado financeiro. 

    Segue o artigo e fica o convite a vir rentabilizar sua carteira através de nossa mesa de renda variável, que conta com os especialistas do Safra trazendo alternativas interessantes para o investidor. 

    O presente artigo tem como inspiração um tema muito discutido nesses últimos tempos, a liberdade. Sim, até que ponto podemos dizer que existe liberdade de escolha quando operamos no mercado financeiro? 

    Liberdade pressupõe livre escolha. Mas, na verdade, os pequenos investidores estão reféns das decisões dos grandes, os conhecidos investidores profissionais ou institucionais. Ou seja, o denominado preço justo do mercado não tem nada de justo para o pequeno e, assim, sem qualquer influência no preço, fica refém do preço praticado. Isso quer dizer o mesmo que ficar sem opção! Será?

    Tenho total ciência de que a educação financeira ainda é muito escassa no Brasil. E esse é um dos motivos que levam investidores a fugirem da renda variável, ou seja, essa é a uma das razões de não alocarem seus recursos nas empresas listadas na bolsa de valores. Esse receio, natural, ocorre por conta da volatilidade, que nada mais é do que a oscilação dos preços ou o, também denominado, risco de mercado. Mas será que existe alguma forma de gerenciar esse risco, evitando perdas e protegendo o capital do investidor durante suas operações na bolsa? A boa notícia é que, para essa pergunta, a resposta é sim. 

    Exatamente isso, podemos operar na renda variável com proteção. Tais estruturas, também conhecidas como hedge, permitem aos investidores buscarem por maiores retornos com um menor risco. Obviamente não existe nada de graça. E, ao fazer isso, esse investidor abre mão de parte do lucro, caso a ação suba muito acima do que era esperado, por exemplo.

    Vamos a dois exemplos? O primeiro será a Collar-Up-In. Essa estrutura oferece ao investidor a possibilidade de participar na valorização do papel, contando com uma proteção de até 100% do valor investido. Se, em qualquer momento, a barreira da operação for acionada o investidor recebe o prêmio acordado. Assim, essa estratégia permite ao investidor participar na valorização do papel até um parâmetro conhecido, manter seu investimento protegido em 100% e, caso a barreira seja acionada, oferece o prêmio acordado na operação. É uma operação para o investidor que possui um viés de alta moderada para o papel e não quer assumir o risco de uma eventual desvalorização. Vale ressaltar que é possível introduzir essa estrutura em carteiras que já possuem o ativo.



    Conforme pode ser verificado no gráfico e confirmado na tabela, no cenário de lucro o investidor participa na valorização do papel até o limitador de 20,00%. Se, em qualquer momento, o papel acionar a barreira de alta o investidor recebe o prêmio de 3,00%. No cenário de prejuízo o investidor possui uma proteção de 103% do ATIVO, ou seja, o prejuízo máximo dessa operação é receber 3% sobre o valor investido. Lembrando que ainda devem ser pagas as taxas e o Imposto de Renda sobre o rendimento.

    No segundo caso temos a Collar Up-In Bidirecional HR Up, um nome chique para uma operação muito interessante e sofisticada. Vamos entender como funciona? 

    Essa estrutura oferece ao investidor a possibilidade de participar na variação do papel de forma alavancada até 3x na alta e 2x na baixa. A estrutura oferece proteção de 100% do valor investido. É indicada para clientes com perfil moderado/agressivo que buscam rentabilidade acima da variação do ativo. Afinal, essa estratégia tem como principal objetivo proteger o investimento inicial e participar de forma alavancada na valorização e desvalorização do ativo até certo nível de preço.

    Perceba que nesse caso o investidor quer aproveitar a variação de preço do ativo/papel de forma alavancada, aceitando os limitadores da estrutura, e não deseja participar do risco de mercado. Caso o investidor possua uma percepção de fortíssima alta ou queda para o papel, nesse caso, existem estruturas com características e retornos mais atraentes. E para isso convido você leitor a consultar a mesa de produtos personalizados da Safra Corretora, por meio do Escritório TAG AAI ou um de seus assessores, para isso visite o site (www.tagaai.com.br).

    Tabela

Descrição gerada automaticamente

    Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

    Como observado no gráfico e apurado na tabela, no cenário de lucro o investidor participa 3x no cenário de alta e 2x na baixa até o limitador de 30,00% para ambos os casos. O ganho na operação acompanha diretamente o preço do papel. Se no vencimento, a ação estiver com alta ou baixa acumulada de até 30,00%, o cliente recebe o prêmio acordado. Já na possibilidade de um cenário de eventual prejuízo, o investidor está 100% protegido em qualquer cenário. Se em algum momento o preço atingir o limitador de alta, ainda há participação no cenário de baixa. Isso também ocorre no cenário de alta, caso o limitador de baixa seja acionado.

    O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil moderado-agressivo e agressivo, de acordo com a política de suitability da Safra Corretora. No mercado de opções são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura. As operações com derivativos apresentam altas relações de risco/retorno. Posições vendidas apresentam a possibilidade, inclusive, de perda do capital investido, principalmente quando operadas sem o devido conhecimento ou assessoria.

    Ficou interessado em saber mais? Quer experimentar uma assessoria financeira diferenciada? Você já sabe! Agende uma reunião na TAG AAI (um escritório Safra Invest) em Petrópolis ou entre em contato com um de nossos assessores, para isso visite o site (www.tagaai.com.br).

    Possui alguma dúvida ou curiosidade no mercado financeiro? Entre em contato pelo e.mail contato@tagaai.com.br. Além de ter a sua dúvida respondida ela poderá ser o assunto de nossa próxima coluna.

    Um forte abraço e até a próxima matéria! 

    Últimas