• Renan Piva, fotógrafo petropolitano, transforma hobby em profissão e se destaca no mundo da fotografia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/maio 08:30
    Por Maria Julia Souza I Foto: Arquivo Pessoal

    Um hobby que se transformou em profissão! Foi assim que, há 11 anos, o fotógrafo petropolitano Renan Piva iniciou sua carreira na fotografia. Com foco em registros de artistas de música eletrônica, ele já trabalhou com nomes importantes do meio, como o DJ Alok, os DJs do Felguk e DJ Vegas, além de outros artistas importantes da música, como Lulu Santos, Vanessa da Mata, L7nnon e BaianaSystem. 

    Renan conta que sempre foi apaixonado por câmeras e sempre gostou de fotografar o que chamava a sua atenção, até que o que era um hobby, se tornou sua profissão. Através de seus registros, ele demonstra um olhar especial e, com um estilo próprio, consegue registrar muita beleza, sensibilidade e autenticidade. 

    “Sempre fui apaixonado por câmeras. Adorava fotografar tudo que me chamava a atenção – no colégio, em casa ou na rua. Em 2013, comprei uma câmera um pouco melhor para registrar a Lua e paisagens, e acabei descobrindo um universo que eu nunca tinha imaginado. As pessoas começaram a elogiar bastante as fotos que eu fazia por hobby e isso despertou em mim o desejo de investir de verdade na fotografia”, relembra Renan. 

    Trabalhos marcantes 

    Atualmente trabalhando de forma fixa com o DJ carioca Maz, Renan relembra que seu trabalho no projeto dos DJs do Felguk, em 2015 – um ano após se dedicar profissionalmente à fotografia – foi um divisor de águas em sua carreira. “Na época, eles eram os maiores DJs do Brasil. E essa oportunidade me inseriu no mercado de forma muito positiva, abrindo portas e conexões com a cena da música eletrônica, no Brasil e fora dele”, relembrou. 

    Ele conta que a oportunidade de trabalhar com o Felguk surgiu após o empresário da dupla na época, Gui Tannenbaum, também de Petrópolis, convidá-lo para ser o fotógrafo fixo do duo. “[Ele] já acompanhava meu trabalho nas redes sociais e curtia muito as fotos que eu postava por hobby. Em 2015, com o crescimento das redes, ele decidiu implantar um fotógrafo fixo no projeto e me convidou. Eu nunca tinha fotografado um show, então foi um desafio no escuro, mas que deu super certo”, conta Renan. 

    Renan também relembra o período em que trabalhou com o DJ Alok e conta que a oportunidade também lhe deu muita visibilidade e credibilidade. Ele explica ainda como surgiu a chance de trabalhar com o DJ. 

    “Com o Alok – e outros artistas – foi pura conexão e networking. O produtor-chefe atual do Alok trabalhou com o Felguk na época em que entrei no projeto e sempre gostou do meu trabalho. [Ele] acabou me chamando para acompanhar algumas viagens com o Alok”, explicou. 

    Além de Felguk e Alok, Renan já trabalhou com grandes nomes da música eletrônica, como Vegas, Victor Lou, Chemical Surf, Cat Dealers, Ownboss, Bruno Be, entre outros. Fora da música eletrônica, ele já fotografou artistas como L7nnon, Cone Crew, WC no Beat, Vanessa da Mata, Lulu Santos, BaianaSystem e outros artistas importantes da música. 

    Desde 2023, ele trabalha de forma fixa com o DJ carioca Maz e conta que ele e o artista possuem visões parecidas sobre a arte e atenção aos detalhes. “O Maz é um DJ do Rio, com quem eu já era amigo antes de começarmos a trabalhar juntos. Ele vem se destacando mundialmente e, nesses dois anos, já demos algumas voltas ao mundo juntos”, conta Renan. 

    Conexão com Petrópolis 

    Apesar da rotina corrida de viagens, Renan conta que continua morando na cidade e que se orgulha de ser petropolitano. “Sou petropolitano, com muito orgulho, e continuo morando aqui [em Petrópolis]. É muito difícil eu pensar em sair, a qualidade de vida da cidade é incomparável”, ressaltou. 

    Conselho para novos fotógrafos 

    Renan elenca ainda alguns conselhos para os fotógrafos que estão iniciando a carreira e que querem se destacar no mundo da fotografia. 

    “Networking e autenticidade. Divulguem seus trabalhos, façam amizades com pessoas de diferentes áreas, circulem pelo mercado que vocês querem atuar – por exemplo, frequentar festas se o foco for fotografia de shows. E o mais importante: seja autêntico. Façam o que vocês gostam ou sentem que podem gostar. Estejam abertos a ouvir opiniões sem perder a identidade”, finalizou. 

    O trabalho do fotógrafo pode ser acompanhado através de seu Instagram @renaanpiva.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas