• Regulação única de UTIs no Estado pode afetar Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2021 02:00

    O governo estadual baixou resolução em que estabelece a regulação unificada para leitos de UTIs direcionados a pacientes do covid em todo o Estado.  Na prática, o novo modelo permitirá que Petrópolis, que vem operando sem filas de espera para internação de pacientes com covid-19, passe a receber pacientes de outros municípios, onde não há vagas para internação. A capital do estado do Rio, por exemplo, zerou as UTIs disponíveis e tem uma fila de espera de dezenas de pessoas. Petrópolis tem 87 leitos de UTI para a covid pelo SUS e no momento 21 deles estão desocupados.  Vereadores e prefeitura ainda não se pronunciaram sobre a regulação única.

    Nunca mesmo

    O vereador Gil Magno, ao falar sobre atraso no pagamento dos salários do pessoal da saúde fez uma pergunta pertinente: alguém já soube algum dia de ter havido atraso no salário dos vereadores? Nós, não, Gil!

    Polêmica

    Partisans noticiaram aqui, em primeira mão ontem, a intenção do presidente interino da Câmara de Vereadores, Fred Procópio, de adotar programa de compras de remédios para os funcionários do legislativo, aqueles de “prevenção”, que não há consenso que realmente funcionem.  E já tem polêmica nas redes sociais.

    Melhor ver isso aí…

    Mas, o legislativo está bem cabreiro com a covid. Tanto que serão instaladas divisórias de acrílico para separar os vereadores entre si no plenário.  Mas, e fora do plenário? Vão continuar se confraternizando com cafezinho e frutinhas ali na Sala Vip?

    Mas, já?

    Partisans daqui a pouco vão abrir a série “ué, então, o Bernardo tinha razão?”. Marcelo Lessa sugeriu e seus pares estão apoiando indicação para contrato emergencial para mão de obra para limpeza e capina na cidade entre outras guaribadas.  Quando Bernardo ou até mesmo seus antecessores tomavam essa providência, recebiam muita pancada…

    Contagem

    Petrópolis está há 17 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Na chefia

    E Paulo Mustrangi, candidato a vice na chapa de Rubens Bomtempo, também foi nomeado no gabinete do mais novo deputado estadual. Agora vai ser chefe de Gabinete de Rubens Bomtempo.


    E ontem teve mais uma edição da feira de adoções do Gapa-Itaipava com cães e gatos encontrando novos lares como a Flor, esse delícia de vira-lata, que ganhou uma família.

    É dose

    A Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral, tem amanhecido, aos sábado, cheia de lixo, principalmente copos e garrafas, resultado da galera que fica ali nas sextas-feiras à noite. E os feirantes de orgânicos acabam tendo de montar suas barracas ali, assim mesmo.  Para a Comdep resolver, vai ter que começar a limpar a ação dos porcalhões antes das cinco da matina, o que também não é justo.

    Ooops…

    Gil Magno tropeçou nas contas. Segundo ele, a Câmara é um exemplo da propagação da covid, começando pela morte de Paulo Igor. Mas ele também mencionou que de 15 vereadores, mais de um terço da casa está sob suspeita ou contaminada pelo vírus. Ué? Mas a sessão começou com oito vereadores presentes na quinta… De qualquer forma o pedido foi válido: testagem em massa para os servidores da casa e mais higienização do ambiente, além de uso obrigatório de máscara. Essa última parte ele falou olhando para o colega, Octávio Sampaio.

    Foi só o susto

    E também é perdoável, afinal, tá um pega, não pega na Câmara sobre covid que não é mole. Junior Paixão, vereador novato, se ausentou essa semana, mas testou negativo, felizmente.  Mesmo caso de Domingos Galante que ontem recebeu o resultado negativo do seu exame e já correu pra resgatar um cachorro esfaqueado no Caxambu.

    Nomeações

    Evidentemente as nomeações neste início de gestão no executivo e legislatura são de praxe. Mas, elas estão mesmo frenéticas. E tem nome indo da Câmara de Vereadores para a Prefeitura e da Prefeitura para a Câmara de Vereadores.

    Distritos

    Empresários de Itaipava foram convidados pelo prefeito Hingo Hammes e pelo secretário da Turispetro, Samir El Ghaoui,  para um encontro amanhã, às 10h30, no Parque de Itaipava. Vão discutir ações principalmente para os setores de gastronomia e hotelaria dos distritos.

    E Petrópolis é muito, muito linda! Pintura de José Renato Lisboa Cordeiro,

    Últimas