Registros de roubos e furtos têm queda em janeiro
Os registros de roubos e furtos feitos nas duas delegacias de polícia – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava) – tiveram queda em janeiro desse ano, é o que revela dos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro divulgados esta semana. A redução foi de cerca de 24% nos furtos e 21% nos roubos em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento, foram registrados 152 furtos nas duas delegacias em janeiro deste ano. No mesmo mês de 2019, foram 201 boletins de ocorrência. Em relação aos roubos, foram 39 em janeiro do ano passado, e no mesmo período de 2020 foram 18 registros nas duas unidades policiais.
A pesquisa do Instituto de Segurança Pública mostra que houve queda em quase todos os tipos de furtos e roubos. De veículos, pedestres e celulares, que são considerados os mais comuns, foram os que tiveram reduções maiores no mesmo período.
Na contramão desses tipos de crimes, os registros de estelionato aumentaram em um ano. Em janeiro de 2020, foram registrados, nas duas delegacias, 63 casos. No mesmo mês de 2019, foram 45 boletins, ou seja, um aumento de 40%.
Leia também: Roubo de cargas tem redução expressiva em 2019, aponta Firjan