• Região Serrana contará com novos equipamentos para prevenção de desastres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2016 07:00

    Os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, vão ganhar equipamentos de monitoramento de chuvas (três pluviômetros) e enchentes (dois linígrafos), além de cinco sirenes, para alertar a população sobre a necessidade de deixar locais de risco em caso de fortes chuvas. Também serão instalados Centros de Educação Ambiental, espaços físicos que funcionarão como pontos de apoio para a população em caso de grandes eventos climáticos. Tanto os equipamentos como os pontos de apoio serão instalados até o fim deste mês.

    A instalação das sirenes e dos Centros de Educação Ambiental é uma iniciativa do projeto Rios da Serra, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com recursos do Ministério das Cidades, da ordem de R$ 315 mil e a manutenção de aproximadamente R$ 770 mil para o período de 18, 24 e 38 meses (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo respectivamente).

    Os locais para a instalação dos equipamentos e das sirenes foram definidos em reuniões realizadas ao longo deste ano, com representantes do Inea, da Secretaria do Ambiente e das Defesas Civis Estadual e municipais de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

    A região do Vale do Cuiabá, em Petrópolis, terá duas sirenes fixas. Uma já foi instalada na última quinta-feira e a outra será implementada na próxima semana. Já o Centro de Educação Ambiental funcionará na Escola Municipal Dr. Theodoro, localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, s/nº, em Boa Esperança.

    A cidade de Teresópolis terá uma sirene móvel, instalada em um carro da Defesa Civil Municipal. O Centro de Educação Ambiental funcionará na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, na Rua Álvaro Alvim, s/nº.

     Já Nova Friburgo terá duas sirenes móveis, também instaladas em dois veículos da Defesa Civil Municipal, e o Centro de Educação Ambiental funcionará no Cefet, na Avenida Governador Roberto Silveira, nº 1.900.

    Últimas