A Prefeitura publicou o edital de licitação para a reforma das Unidades de Pronto Atendimento localizadas no Centro e em Cascatinha. As unidades foram inauguradas em 2010, e durante esses 12 anos passaram apenas por pequenas reformas. O edital prevê a reforma interna e a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico. O valor é de R$1.020.060,77 para a do Centro e R$979.200,50 para a de Cascatinha. As licitações devem ser realizadas nos dias 08 e 09 de setembro.
Na tragédia do dia 15 de fevereiro, a UPA Centro foi interditada devido ao rolamento de pedras na área dos fundos da unidade. Na ocasião, os pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades médicas da cidade. Com a nova reforma, espera-se que a contenção na encosta atrás da unidade seja contemplada. A intervenção já havia sido iniciada no dia 17 de fevereiro, segundo informações do próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, em visita ao município. O que depois foi comprovado que não aconteceu. No local do deslizamento foi feito apenas o desmonte de rochas.
A UPA Centro está fechada até hoje devido a tragédia e os atendimentos de urgência estão sendo feitos no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – HMNSE e no Pronto Socorro do Alto da Serra.
A Unidade de Pronto Atendimento do Cascatinha, UPA Vermelha, pegou fogo no dia 17 de agosto de 2020 e passou por uma pequena reforma. Na época, o local abrigava 20 leitos destinados a pacientes com covid-19. O incêndio teve início em um dos aparelhos de ar-condicionado e foi combatido pelos próprios funcionários da UPA. Na reforma foi refeita toda a parte elétrica da unidade e nenhum equipamento foi perdido.