• Reforma administrativa, promessa de campanha, fica mais perto sem os R$ 279 milhões de ICMS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2023 03:27

    Uma das promessas de campanha de Bomtempo era a reforma administrativa. Ao assumir a gestão o prefeito fez duras críticas a Bernardo Rossi a quem acusou de inchar a máquina e anunciou que tinha determinado aos secretários que redesenharem suas pastas fazendo economia. Mas, nenhum balanço, até agora, foi divulgado sobre a economia feita com corte de gastos e cargos.

    Duas novas secretarias

    Por enquanto, temos justamente o inverso que foi a tentativa de criar mais duas secretarias, da Mulher e do Emprego, que esbarraram em falta de acordo com os vereadores. E uma terceira, de Ciência e Tecnologia, que foi apenas palavras ao vento. Porém, com a trapalhada do ICMS e a cidade passando a receber R$ 279 milhões a menos, o assunto voltou à pauta. Porém, agora, com o caráter de encolher mesmo as secretarias e não mais aumentar as pastas. Vão ser tempos de apertar os cintos.

    Os senadores Efraim Filho e Carlos Portinho foram homenageados durante a 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista. O gesto destacou a importância da presença dos senadores no evento e sua contribuição para as discussões sobre a reforma tributária, em especial para o comércio varejista. A homenagem foi feita pelos organizadores do evento, Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis; José César da Costa, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Fabiano Gonçalves, líder da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio. A foto é de Oliveira Jr.

    Menos um

    Serginho Fernandes, deputado estadual licenciado e hoje secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa da prefeitura carioca desistiu da candidatura a prefeito em Petrópolis e vai apoiar Hingo Hammes.  Isso dito pelo próprio, que afirma que Hammes é o nome ideal e ele como soldado do partido, quer que o PSD esteja forte e unido.

    A conferir

    Falando em PSD, tem gente no partido que duvida que Hugo Leal vá adiante com a possibilidade de ser candidato do governador Cláudio Castro a prefeito em Petrópolis. Deputado federal licenciado e hoje secretário estadual de Energia e Óleo, Hugo Leal, anunciado pelo próprio Castro, estaria colhendo apenas os afagos que a indicação rende, mas deve refugar na última hora.

    Conferência do Meio Ambiente

    A prefeitura marcou para o dia 16 de setembro, a Conferência Municipal de Meio Ambiente. E o tema dessa edição é “Educação ambiental como instrumento para preparar Petrópolis para enfrentar as mudanças climáticas”. Mas, a gente quer fazer uma observação. Porque quando se fala em ‘educação’ a gente pensa diretamente em escolas. Porém, se começar agora vai levar uma geração para formar cidadãos conscientes. Essa educação ambiental precisa pegar um público maior.

    Contagem

    E Petrópolis está há 110 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Educação nas escolas

    Talvez seja o caso ainda de garantir a continuidade de programas nas escolas. Desde agosto de 2021, já existe o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) na rede municipal de ensino. O objetivo precisa ser garantir que ele seja continuado, ampliado e atualizado.

    Como faz?

    E fica uma reflexão nossa para os gestores da cidade. Podemos estar errados, mas é difícil falar em educação ambiental para  crianças, jovens e adultos considerando que boa parte de nossa população – 50 mil pessoas – reside em áreas de risco porque não têm como morar em local seguro.

    Estas três imagens já dão o tom do que a gente vai ver nesta terça, às 19h, na Sociedade Petropolitana de Fotografia. As fotos são de André de Carvalho e mostram a viagem que ele realizou em junho, de motorhome, pela Espanha e Portugal. O evento é gratuito e a Sopef fica na Rua 16 de março, 142, sobreloja.

    Direito à cidade  

    O Fórum Itaboraí leva terça-feira, à Posse, a sua Jornada Ciência de Comunidade.  A edição, na Praça do CEU, foi construída em parceria com os moradores e terá o tema: “Direito à cidade”, e foco em dois eixos principais: mobilidade e moradia. O evento é gratuito e será realizado das 13h às 18h, tendo como abertura a apresentação do grupo do Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí. Exposição dos trabalhos das bordadeiras do Brejal, das 10h às 12h, acontece como pré-evento da jornada.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas