• Redesencontros: oficinas criativas gratuitas conectam comunidades em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O  “redesencontros” (rdct), iniciativa com mais de 20 anos de atuação conjunta em manifestações artísticas, pedagógicas e culturais, está de volta em 2024, trazendo uma série de oficinas que prometem conectar ainda mais as comunidades de Petrópolis através da expressão artística e do diálogo cultural. 

    “Entendemos oficinas não como aulas de ministração e transmissão de conhecimentos, mas como lugares para experimentar e criar coisas juntos, onde todos os saberes são valorizados, e onde todo mundo ensina e todo mundo aprende. Nós 4 [Bernardo Stumpf, Daniel Figueiredo, Mariana Rocha e Thiago de Souza], como equipe arte-educadora, conduzimos esses encontros enquanto os participantes interagem com ideias, desejos, referências e jeitos de fazer, acerca das palavras (orais e escritas), imagens (fotográficas e ilustradas) e gestos/acontecimentos (registrados em vídeo) que povoam suas relações comunitárias”, explica Bernardo Stumpf, coordenador geral do rdct.

    Selecionada no programa “Fazendo Arte RJ”, a ação “Caraminhola” oferece oficinas de experimentação e criação em comunidades específicas, como Morro da Oficina, Vila Rica e Quilombo da Tapera. Cada oficina disponibiliza 15 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente com as lideranças locais ou através do formulário digital.

    Confira a programação:

    OFICINA DE PALAVRA | MORRO DA OFICINA

    Data: 15 de março (sexta-feira)

    Horário: 13h às 18h (com pausa para lanche)

    Ponto de encontro: Associação de Moradores da Rua Oswero Vilaça.

    OFICINA DE VÍDEO | VILA RICA

    Data: 16 de março (sábado)

    Horário: 9h às 11h30 / 13h às 15h30 (com pausa para lanche)

    Ponto de encontro: Igreja Batista (Rua D – Travessa 22 – nº 23 – atrás do Posto de Saúde).

    OFICINA DE IMAGEM | QUILOMBO DA TAPERA

    Data: 17 de março (domingo)

    Horário: 9h às 11h30 / 13h às 15h30  (com pausa para lanche)

    Ponto de encontro: Casa da Denise e do Adão.

    “Fio de Lume”, outra ação selecionada no programa “Diversidades em Diálogo”, tem como foco a construção de um acervo histórico por meio de diálogos com as comunidades Vale do Carangola e Vila Rica. Embora a data e o local do evento de lançamento ainda estejam em fase de definição, a iniciativa promete uma publicação científico-literária rica em detalhes e histórias das comunidades envolvidas. O evento de lançamento das publicações “Caraminhola” e “Fio de Lume” está previsto para julho, no Centro de Petrópolis, e contará com a presença de lideranças comunitárias, participantes, agentes culturais, acadêmicos, educacionais e políticos convidados.

    Impacto anterior nas comunidades

    Ao longo dos últimos 10 anos, o rdct já realizou projetos notáveis. Em 2020/2021, o livro “Conversas no Morro” ganhou vida, resultado do Programa Retomada Cultural. Em 2022/2023, o curta-metragem “Comemorata” foi criado em resposta aos 200 anos de Independência do Brasil. Ambos os projetos destacaram histórias e vozes relevantes nas comunidades petropolitanas.

    Sobre o redesencontros (rdct)

    O rdct é composto por quatro agentes culturais residentes em Petrópolis/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Curitiba/PR – Bernardo Stumpf, Daniel Figueiredo, Mariana Rocha e Thiago de Souza – todos com mais de 20 anos de atuação conjunta em manifestações artísticas, pedagógicas e culturais. A iniciativa já deixou sua marca em intervenções em espaços públicos, produções cênicas e audiovisuais, publicações literárias, dramaturgias textuais, sonoras e visuais, além de participações em eventos nacionais e internacionais.

    Últimas