• Rede Estadual inicia ano letivo com nova ferramenta de preparação para o Enem

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  • 16/fev 10:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Bruno da Matta/Seeduc

    Nesta primeira semana do ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado de Educação organizou vários encontros para apresentar a plataforma Enem-RJ, nova ferramenta criada pela Seeduc que vai oferecer suporte e auxiliar os estudantes da rede estadual de ensino nas provas e desafios deste ano, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma, gratuita, é destinada aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oferece material didático digital e videoaulas com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

    – Esta ação é muito especial. Lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que nossos estudantes sejam bem-sucedidos no Enem. Vamos desenvolver o aprendizado e conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro – afirmou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.

    O projeto, que pode ser acessado de forma online e também pelo aplicativo, disponibiliza videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, com base nas dificuldades de cada estudante.

    – Neste projeto, os estudantes da rede estadual terão acesso às mesmas aulas que são ministradas na rede particular, promovendo a igualdade de condições. Tudo é pensado para o aluno, e o professor é parte fundamental no processo de aprendizagem. Esta é uma ferramenta para auxiliá-lo – destacou Felipe Piancó, diretor-geral do Estudo Play, parceiro da Seeduc-RJ neste programa.

    Tal iniciativa, inédita no estado, oferece soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhora nos indicadores de aprendizado na rede de ensino. Todos os recursos são desenvolvidos com base em metodologias que se adaptam às necessidades específicas dos estudantes e auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século 21.

    – Eu acho muito importante essa iniciativa da Seeduc-RJ, porque abre mais um caminho para nós, em um novo ângulo, ampliando nossa perspectiva, tanto intelectual como no campo da tecnologia. O material é incrível. E ainda mais ligado ao Enem, um dos processos seletivos mais importantes que vamos fazer. Já deu tudo certo! – comentou Hestefany Pessoa Maia, 17 anos, aluna da 3ª série do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck.

    A plataforma, que é totalmente acessível, com legendas em todas as aulas e tradução simultânea por intérpretes de Libras, já demonstrou excelentes resultados em outras unidades da federação, e ainda conta com a parceria da Britannica Education, do grupo Enciclopédia, para levar aos estudantes do ensino público o que há de melhor em conteúdo de sala de aula.

    – Nada nesta vida é feito sem fé e confiança. E esta é uma solução educacional muito maior do que apenas um preparativo para o Enem. É algo que visa a equidade de condições, ou seja, tudo o que o aluno da rede particular tem, o da rede pública também terá – explicou Rosana Mendes, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc-RJ.

    Professores também se beneficiarão, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino.

    – A tecnologia tem uma capacidade equalizadora e também ajuda os alunos a ver uma nova perspectiva de vida. Ações como essas fazem com que todos se desenvolvam, aprimorando conhecimentos e fazendo com que novas possibilidades possam surgir, tomando uma proporção muito maior – declarou o professor Vitor Pio, do Ciep 377 Carmem da Silva, de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

    Este tipo de projeto entende que cada indivíduo possui o próprio ritmo e estilo de aprendizagem e usa mecanismos que possibilitam uma abordagem inclusiva, que valoriza a diversidade e promove a personalização do ensino, identificando as dificuldades dos alunos por meio de simulados.

    – Estamos aqui promovendo o protagonismo colaborativo destes estudantes. O trabalho é todo realizado para gerar o engajamento. E  ainda teremos o monitoramento customizado do desenvolvimento de cada um – enfatizou o diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson.

    Com tudo isso, a ideia deste projeto é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando os mais modernos recursos tecnológicos à metodologias consagradas de ensino.

    – Um bom planejamento pedagógico nos coloca sempre diante de desafios. Estamos muito felizes de estar iniciando este processo, que, com certeza, dará aos nossos estudantes a oportunidade de competir de forma mais igualitária com melhores chances de ter acesso à universidade – finalizou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.

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