• Rede estadual de ensino vai contar com mais cinco colégios interculturais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • São 560 novas vagas de horário integral que vão atender cinco municípios fluminenses

    25/jan 08:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Ellan Lustosa

    A partir do próximo dia 30, os alunos da rede estadual do Rio de Janeiro vão contar com mais cinco colégios interculturais que vão oferecer os idiomas inglês, italiano e espanhol, além de uma verdadeira imersão na cultura sul-africana, italiana, peruana e espanhola. Ao todo, serão 560 novas vagas de horário integral para escolas que ficam nos municípios de Carmo, Conceição de Macabu, Niterói, Nova Iguaçu e Valença. 

    A data abre a segunda fase da matrícula, e será o momento em que os alunos que tentaram uma vaga na primeira fase, mas não foram alocados, poderão optar por uma das novas interculturais, além de outras modalidades. Já os candidatos que pretendem ingressar na rede pública estadual poderão fazê-lo a partir do dia 3 de fevereiro e aqueles que já são alunos matriculados, mas que desejam obter transferência, poderão solicitá-la a partir do dia 5 de fevereiro, tudo pelo portal Matrícula Fácil.

    Essas unidades oferecem não apenas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e o horário integral, mas também o aprendizado do idioma, da cultura, da geografia e da história, bem como do estilo de vida, entre diversos outros aspectos que compõem as sociedades dos países parceiros. As novas interculturais vão ofertar turmas dos ensinos Fundamental e Médio, aceitando alunos do 6º ano e da 1ª série. Confira a relação:

    Inglês 

    Intercultural Brasil-África do Sul (C.E. Coronel Benjamin Guimarães), em Valença, no Sul Fluminense. Uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental e duas turmas da 1ª série do Ensino Médio.

    Italiano

    Intercultural Brasil-Itália (CE José Bonifácio), em Niterói. Duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e duas turmas da 1ª série do Ensino Médio.

    Espanhol

    Intercultural Brasil-Peru (C.E. Capitão Joaquim Quaresma de Oliveira), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Duas turmas da 1ª série do Ensino Médio.

    Intercultural Brasil-Espanha (C.E. Maria Lobo Viana ), em Conceição de Macabu, Norte Fluminense. Uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental e uma turma da 1ª série do Ensino Médio.

    Intercultural Brasil-Espanha (Ciep 280 – Prof. Vasco Fernandes da Silva Porto), em Carmo, na Região Serrana. Duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e três turmas da 1ª série do Ensino Médio.

    Além delas, o Ciep 260 – José Barbosa Porto (Intercultural Brasil-Chile), em Magé, na Baixada Fluminense, também vai receber alunos para uma nova turma de Ensino Fundamental II (6º ano).

    Inaugurado na rede em 2014 em oito escolas, o ensino intercultural vem ganhando espaço e fazendo sucesso entre os estudantes. Agora, a modalidade passa a contar com 32 colégios em 17 municípios, fruto da parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com 19 países.

    A Seeduc possui ainda outras escolas vocacionadas em parceria com consulados, embaixadas e órgãos de representação governamental da Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México, Paraguai, Rússia, Suécia, Turquia e Uruguai. 

    Confira outras matérias de Rio e região:

    Últimas