• Rede CEJA está com matrículas abertas para novos alunos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2021 16:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Estão abertas, em todo o Estado do Rio de Janeiro, as matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. As inscrições para a pré-matrícula devem ser feitas pelo site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Em seguida os interessados devem encaminhar e-mail, com os documentos exigidos, para a escola onde se deseja estudar. Na cidade, o Ceja Petrópolis fica localizado no Avenida Ipiranga, 495 e o contato pode ser feito pelo e-mail secretariapetropolis@cecierj.edu.br. A lista completa com todas as unidades dos CEJAs, distribuídas em 47 municípios, pode ser acessada pelo www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/.

    Os CEJAs são escolas da rede estadual de ensino, voltados para o público que esteja fora da idade escolar e desejam concluir os ensinos Fundamental e Médio. Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no CEJA estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online adequada para o ensino semipresencial. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

    O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Dr. Serginho, destacou a importância da Rede CEJA na inclusão daqueles que estão fora da idade escolar. “As nossas instituições educacionais estão voltadas para acolher e possibilitar aprendizagens significativas aos estudantes, sejam jovens ou adultos fora da idade escolar. É dando oportunidade de inclusão, respeito e incentivo que possibilitaremos a inclusão e concretização dos sonhos dos nossos alunos”, afirmou o secretário.

    O presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, destaca que a Rede CEJA oferece o ensino semipresencial desde a década de 70 e há 8 anos utiliza uma plataforma online adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem. “O aluno da Rede CEJA encontra todas as possibilidades para terminar seus estudos, seja através da plataforma, ou com auxílio presencial dos nossos professores, além de toda equipe envolvida nessa importante iniciativa”, comenta o presidente.

    Para se matricular é necessário apresentar: Carteira de Identidade (RG);
    CPF; Comprovante de residência atualizado; Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENEM ou ENCCEJA ou Provão dos Exames Supletivos; Certidão de Nascimento ou casamento; e Certificado militar (sexo masculino). No momento os interessados podem enviar as cópias digitalizadas dos documentos originais, que deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente.

    Últimas