• Receitas inovadoras se destacam no 1º Festival Gastronômico no Brejal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/08/2018 19:02

    Em meio à natureza, em um espaço completamente rural, chefs renomados da gastronomia puderam mostrar diversas possibilidades da arte da cozinha utilizando os alimentos que são produzidos em Petrópolis: essa foi a marca registrada da primeira edição do Festival Gastronômico promovido pelo Polo Gastronômico de Petrópolis na Fazenda Vira Mundo, no último fim de semana, no Brejal. Nos dois dias de evento, 18 e 19, mais de mil pessoas prestigiaram a programação, que também contou com venda direta de produtos agrícolas, aula de yoga, música e artesanato.

    Divulgação

    O evento teve o apoio do Sebrae e da Turispetro, além de AM7 e Fazenda Vira Mundo. “O Brejal é um polo de produção agrícola importante para o município. Além das combinações gastronômicas que foram feitas pelos chefs, a venda direta de produtos para os visitantes, no entreposto que funciona na fazenda, aproximou os produtores dos consumidores que puderam conferir de perto a qualidade do que é produzido na região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

    Leia mais: Prefeitura e Sebrae querem fortalecer agricultura familiar

    Dadinhos de tapioca, queijos artesanais, bolos, geleias, conservas orgânicas, pães, pizzas, frutas secas e receitas originais como os sonhos salgados da chef Ana Salles foram alguns dos destaques do cardápio eclético. “A massa é feita com milho ou abóbora e ainda há três opções de recheio, como linguiça com queijo, frango com requeijão ou shitake. Tudo feito grelhado. Ainda levei molhos caseiros, como maionese picante e agridoce e fiz um arroz da roça, com muitos legumes”, destacou a chef.

    Divulgação

    O evento também contou com aula de yoga com o Estúdio Sadhana, oficina de crepe com Monsieur Bleue, música e artesanato, além de atividades com o Grupo de Escoteiros e feira de adoção com o Canil Dog ?s Heaven. Cervejas artesanais, pastel de angu, hambúrgueres artesanais e empadas também se destacaram no evento.

    “O envolvimento dos chefs com os produtores foi muito interessante. A fazenda é um espaço lindo e várias famílias puderam prestigiar o melhor da culinária em um cenário de cinema. A valorização da agricultura está diretamente ligada aos eventos que promovem as regiões produtoras. Na cidade, temos mais de 700 famílias que vivem da produção agrícola, grande parte delas atua no Brejal”, explicou o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Maurício Soares.

    Cristina Felix e a sua mãe, Janete Felix, da empresa Farinha do Bem, também marcaram presença no evento com a venda de produtos sem glúten. No cardápio, pães, bolos, tortas, brownies e pizzas, tudo preparado especialmente para o evento.

    Divulgação

    “Foi uma experiência maravilhosa. A fazenda é espetacular e tivemos a oportunidade de mostrar para as pessoas tudo de melhor que é produzido pelo Polo Gastronômico. Petrópolis tem uma vocação turística e gastronômica muito forte e esse foi um momento em que pudemos apresentar os nossos produtos, fabricados na nossa região com muito orgulho. No meu caso, pude mostrar que os produtos sem glúten também podem ser maravilhosos”, contou Cristina.

    Sobre o Polo Gastronômico:

    O Polo Gastronômico de Petrópolis tem como objetivo fortalecer os negócios locais e a criação de uma identidade gastronômica local, baseada em produtos regionais. A iniciativa do Sebrae/RJ já conta com 36 empresas envolvidas, entre produtores, fornecedores e restaurantes e com as portas abertas para novos negócios. O polo visa oferecer experiências gastronômicas únicas, criando vínculos fortes e duradouros, com tradição, em ambientes acolhedores e charmosos. Tudo isso valorizando a produção local, a história da cidade de Petrópolis e a qualidade de vida singular.

    Últimas