• Recado das urnas: recorde de abstenções mostra insatisfação com a política

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2020 02:00

    Recado das urnas: recorde de abstenções mostra insatisfação com a política

    As urnas trouxeram um recado muito sério dos moradores de Petrópolis. O vencedor Rubens Bomtempo vai ter que ter muita habilidade para reverter este quadro de insatisfação com a política que soma 122.518 pessoas que deixaram de votar, anularam ou votaram em branco na cidade.  O número é um recorde. As abstenções que no primeiro turno somaram 71 mil pessoas foram acrescidas de mais 16 mil pessoas que deixaram de ir às urnas ontem, chegando a 85 mil ausentes.  O número de branco e nulos também subiu de forma expressiva: no primeiro turno foram 25 mil e ontem 36 mil votos.

    Escolha ruim

    Bernardo Rossi repetiu o erro de 2012: se preocupou em bater nos adversários (primeiro Leandro e, depois, Bomtempo) e esqueceu de mostrar o que fez (prestação de contas era uma marca sua até então) e, principalmente, o que pretendia fazer ainda para a cidade. Há quem diga que, com a faca e o queijo na mão, Bernardo Rossi perdeu para si próprio.

    Manifesto

    Na antevéspera da eleição o que bombou nas redes foram os “dinheirinhos” com a carinha de Paulo Igor, ex-presidente da Câmara, afastado e agora reeleito. Teriam sido espalhados nos jardins da Câmara junto com uma faixa falando que votar em Bernardo seria colocar Paulo Igor de volta na presidência do legislativo. As imagens circularam bastante nas redes sociais, mas o estranho é que ninguém anunciou uma medida tipo ir fazer um boletim de ocorrência, reclamar no TRE…

    Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo foram às urnas com a família. Bernardo levou a mulher, Sabrina e os filhos, Bernardinho e Bia. E Bomtempo levou a esposa, Luciane, a mãe, Thereza. que do alto dos seus 90 anos foi votar no filho.

    Mexeu errado

    O Rio de Janeiro é mesmo de outro mundo. Crivella tentou atacar Paes dizendo que o rival usa chapeuzinho de Zé Pilintra, uma entidade de umbanda que tem como adereço chapéu Panamá. E o que o carioca fez? Foi votar ontem de chapéu de Zé Pilintra! Nem o melhor dos marqueteiros iria ter essa ideia para impulsionar Paes.

    Carona

    E ontem ao longo do dia rolaram acusações nas redes de gente levando eleitor pra votar, o que é proibido. E as acusações eram de ambos os lados. Mas, nada foi denunciado oficialmente.

    Em vão

    E ontem ainda correligionários de Bernardo Rossi, mesmo sem qualquer indicação ou pesquisa que apontasse que ele superaria Rubens Bomtempo nas urnas, foram às redes sociais para anunciar: “o jogo virou”. Mas, foi em vão…

    Ausência das primeiras-damas

    Com exceção de Luciane Bomtempo e Sabrina Noel que apareceram num e noutro vídeo – mas ainda assim bem pouco – as demais primeiras-damas não tiveram visibilidade nesta eleição. O que é uma pena porque desempenham papel importante e porque ajudam bastante na definição dos votos.

    Coladinhos

    Independente de quem ganhou: como teve gente se aprochegando e caçando uma boquinha neste segundo turno, hein?

    Até mesmo a chegada das urnas à sede do TRE na Ipiranga – em foto de Janaína do Carmo – foi bem vazia, sem toda aquela expectativa do primeiro turno, o que já indicava que poderia haver muita abstenção de votos.

    Eu, hein!

    Também foi de surpreender, às vésperas da eleição, a tentativa de colocar Bernardo Rossi como um “candidato de direita”.  Correligionários nas ruas e nas redes, mesmo sem Bernardo ter tido apoio do PSL e do PRTB oficialmente, conclamaram: “povo cristão tem que se unir com o voto na direta”.

    Limpeza 

    Mas, gente… Tanto Bomtempo quanto Bernardo quando votaram se disseram orgulhos de… campanhas limpas! O que teve de acusações e fake news nas redes sociais não tava no gibi. Só não se compara com o Rio – que é terra de doido – aonde Crivella chegou a dizer que Paes eleito seria liberada a pedofilia nas escolas.

    Sem debates

    Uma pena que não houve debate no segundo turno entre Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo. Seria uma chance e tanto de falar de temas que ambos alardearam ao longo da campanha como as fake news.

     

     

    Últimas