
Rebio Araras completa 48 anos de proteção e cuidados com a biodiversidade
Com 3.837,82 hectares de um dos biomas mais importantes do mundo, a Mata Atlântica, a Reserva Biológica Estadual de Araras completa 48 anos. Para celebrar a data, a unidade, gerenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu, nessa segunda-feira (07), um grupo com 50 alunos da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, que faz parte da rede pública de Petrópolis.
Além de guardar espécies raras da flora e da fauna silvestre, a Rebio Araras é um importante espaço de educação ambiental e de pesquisas sobre o bioma de Mata Atlântica.

Foto: Divulgação
“É um momento em que celebramos quase cinco décadas de proteção da biodiversidade e nada melhor do que fazer isso promovendo a conscientização das nossas crianças e jovens; aproximando os alunos deste ambiente. A Rebio Araras é um tesouro do nosso estado”, destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Técnicos da Rebio apresentaram “in loco” as atividades realizadas pela Reserva. Alunos participaram ainda de passeios e conheceram a coleção viva de epífitas em trilha interpretativa.
“Nosso propósito é sempre apresentar o trabalho da Rebio aos cidadãos do futuro, despertando a consciência ambiental e formando multiplicadores da preservação do nosso patrimônio natural”, explica o chefe da unidade, Rômulo Troyack.
A Rebio foi criada em 07 de julho de 1977 com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense.
A intenção foi ampliar o potencial de conservação da Região Serrana, assegurando a preservação de benefícios ambientais relacionados à diversidade biológica, além de manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas.
Ao longo de 48 anos, a Reserva Biológica de Araras preserva montanhas, rios e demais paisagens naturais diferenciadas existentes em seus limites, além de assegurar a continuidade dos serviços ambientais importantes para a manutenção da biodiversidade.
A Reserva Biológica Estadual de Araras faz parte do Mosaico Central Fluminense. A área de abrangência se estende entre os municípios de Petrópolis e Miguel Pereira.
Confira também sobre Petrópolis e região: