Reabertura do agendamento para vacinação contra covid-19 depende da chegada de mais doses
“Neste momento as vagas para vacinação estão completas. Por favor, tente novamente mais tarde”. Essa é a mensagem que aparece no site da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento da vacinação nesta quinta-feira. O agendamento foi suspenso temporariamente após as 8.782 vagas que foram disponibilizadas desde o último sábado terem sido preenchidas. Quem ainda não conseguiu se cadastrar, terá que aguardar.
No último sábado, a Prefeitura ampliou a vacinação para a faixa etária de pessoas a partir de 50 anos. A ampliação foi possível após a chegada de mais 8 mil doses enviadas pelo Governo Federal ao Governo Estadual. De acordo com a Prefeitura, o número de vagas abertas corresponde ao total de doses recebidas pelo município. Ou seja, só pode receber a dose quem estiver cadastrado. Embora a campanha prossiga vacinando os grupos agendados, novos cadastros não podem ser feitos até que cheguem mais doses.
Em outros municípios, como Rio de Janeiro e São Paulo, embora não haja o agendamento como em Petrópolis, também houve suspensão da vacinação em alguns momentos da campanha até a chegada de mais doses.
A Secretaria de Saúde esclareceu que faz um planejamento para que as vagas para vacinação sejam abertas ao longo da semana para os diferentes públicos, evitando que, já no primeiro dia, todas as vagas se esgotem. O número de vagas é maior nos primeiros dias de liberação de cadastro para faixas etárias ampliadas, uma vez que a procura tende sempre a ser maior.
De acordo com a Saúde, todos os dias é feita a revisão no cadastro, verificando pessoas que não compareceram aos postos ou que cancelaram o agendamento da vacinação. Com esta readequação diária, novas vagas são disponibilizadas. A Saúde acrescentou ainda que esse planejamento, garante que todos os que se cadastrarem para a vacinação tenham sua dose garantida.
Quem pode se cadastrar no município:
Além da vacinação por faixa etária do público em geral, podem receber a dose da vacina no município:
- trabalhadores da Saúde,
- trabalhadores da Educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante),
- profissionais de transporte coletivo rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto à CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E),
- pessoas com comorbidades, autismo ou síndrome de down,
- e idosos.
- Gestantes, puérperas e lactantes (até 12 meses) com ou sem comorbidades também podem se cadastrar para tomar a vacina, mas é preciso apresentar laudo médico, conforme orientações do Ministério da Saúde.
É importante lembrar que, até o momento, no Brasil, apenas maiores de 18 anos podem ser vacinados contra a covid-19.