• Reaberto há seis meses, Parque de Itaipava ainda precisa colocar a manutenção em dia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/02/2021 18:32
    Por Luana Motta

    O Parque Municipal de Itaipava reabriu em agosto do ano passado, um dos primeiros espaços de lazer ao ar livre a serem flexibilizados pela Prefeitura. Passados seis meses, ainda há muito por fazer. As frequentes chuvas das últimas semanas inviabilizaram alguns trechos da pista de corrida. A ação do tempo e falta de manutenção no pavimento de entorno desnivelou o asfalto. Além disso, as calhas que fazem o escoamento da pista estão assoreadas e o resultado do entupimento são bolsões d’água em diversos trechos. Nesta semana, frequentadores enviaram fotos à Tribuna mostrando o estado precário do asfalto.

    “Hoje as poças regrediram um pouco, mas o material (areia e brita) na rampa de acesso de veículos que fica nos fundos do Parque, e cruza a pista, ainda está como nas fotos. As calhas existentes no entorno da pista estão assoreadas. Repletas de folhas e resíduos. Entupindo o escoamento. E em diversos trechos não tem as calhas de recolhimento de águas as pluviais”, relatou o engenheiro Marcelo Pires.

    A pista sem manutenção há meses forma bolsões d’água em dias de chuva, impossibilitando a passagem de frequentadores. (Foto: Divulgação)

    A Prefeitura afirma que desde o início de janeiro reforçou as ações de manutenção e limpeza dos parques. E que no Parque Municipal, em Itaipava, as equipes retiraram veículos encontrados abandonados, iniciaram a limpeza dos gramados e a pintura das estruturas internas, fizeram a limpeza e iniciaram a manutenção dos banheiros, e fizeram a limpeza do teto da entrada.

    Com a chuva, a brita que foi colocada em um trecho sem asfalto, acesso de veículos se espalhou. Frequentadores também registraram lixeiras transbordando e o gramado alto em vários pontos. “O parque já teve mais cuidado, há partes que estão largadas. A preocupação é mesmo com as pessoas que usam o espaço para lazer. Nesta semana vi pessoas que chegavam no ponto do alagamento e tinham que retornar, porque não tinha como passar, estava perigoso”, disse Marcelo.

    A prefeitura afirmou ainda que os serviços (de manutenção) estão em andamento, de forma a garantir a completa reorganização do espaço.

    Parque Natural, da Avenida Ipiranga, também precisa de manutenção

    O Parque Natural Municipal Padre Quinha, que fica na Avenida Ipiranga, reabriu na última terça-feira (16), após quase um ano fechado. Mas nem todos os espaços estão totalmente acessíveis. A Prefeitura informou que foram feitos alguns reparos como a pintura do pórtico de entrada, vistoria e limpeza da trilha menos e da sala da Guarda Civil. Mas a trilha maior, com quase 850 metros, ainda vai passar por manejo e remarcação pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, o belo jardim que fica na área principal do Parque, onde há o espaço destinado a piqueniques também não recebeu manutenção. O jardim continua misturado ao gramado alto e ao capim, como nos meses em que esteve fechado ao público.

    O jardim da área principal do Parque Natural se perdeu entre a grama alta e capim. (Foto: Divulgação)

    Em resposta, a Prefeitura informou que a estimativa é que em até 30 dias a segunda trilha do Parque Natural esteja liberada. No entanto, o governo municipal ressalta que o trabalho de manejo depende das condições climáticas, que podem atrasar o serviço. Mas não informou sobre a manutenção dos jardins do parque.

    Últimas