• Ramadã: saiba mais sobre o mês sagrado para os muçulmanos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/mar 16:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Teve início no dia 12 de março, o Ramadã, mês sagrado e de suma importância para os muçulmanos. Quem segue o islamismo ou quer seguir a religião, deve seguir cinco pilares, e o jejum é o terceiro deles.

    Durante o jejum, para quem o faz, é proibido comer, beber, fumar ou ter relações sexuais durante o período, que começa 1 hora e 15 minutos antes do nascer do sol e fica até o pôr do sol.

    Segundo a Associação Ahmadia do Islã no Brasil, “a base da filosofia deste ensinamento não é ser um sofrimento ou para dar dificuldades ao ser humano, por isso, a pessoa é liberada do jejum em todas as situações em que pode ser prejudicial. Por exemplo, quem está doente ou está viajando, as crianças, as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam, ou nos dias de menstruação, os idosos, etc”, explica.  

    A comunidade acrescenta ainda que o jejum islâmico tem um motivo.

    “Allah (Deus) diz, no Sagrado Al-Corão, que esse jejum é para o próprio benefício do ser humano, tanto espiritual, quanto fisicamente. Por exemplo, um ser humano através de fazer o jejum aumenta, espiritualmente, sua fé e seu amor com Deus e, por um tempo, fica semelhante a DEUS em alguns aspectos: como Deus não precisa comer, beber ou ter relações sexuais, assim, quem faz o jejum mostra seu amor e sua sinceridade na prática com Deus. Por isso, o Islã não disse só para deixarmos de comer e beber e ficarmos sofrendo com fome, mas, também, o Islã nos deu o ensinamento de dobrarmos as nossas atividades religiosas em todos os sentidos, no mês de Ramadhan. Em outras palavras, o motivo do mês de jejum é aproximar-nos a Deus, fazendo boas obras e deixando o mal. Por isso o fundador do Islã, o profeta Hazrat Mohammad (saw) disse que se, por exemplo, alguém faz jejum, mas não deixa de falar mentira então esse jejum não vale nada”, explica.

    A Associação Ahmadia do Islã no Brasil elenca alguns benefícios do jejum:

    • Uma pessoa que faz o jejum e deixa de comer e beber somente para Deus, então, desta forma, aumenta seu amor com ele;
    • O jejum ajuda a regular as funções do organismo;
    • Através do jejum os ricos podem perceber as dificuldades dos pobres;
    • O jejum nos ensina a ter paciência e tolerância;
    • O jejum prepara as pessoas para os tempos difíceis. As vezes durante seca, durante as doenças, nas guerras, terremotos, viagens ou acidentes aparecem grandes dificuldades, e se houver o hábito de jejuar, então, pode-se aguentar mais, por isso no exército nós vemos o treinamento duro para os soldados;
    • O jejum ensina-nos a abdicarmos também as coisas boas em amor de Deus;
    • O jejum também nos guia a deixar de lado as brigas, inclusive se alguém estiver de jejum e brigar de qualquer forma com alguém, seu jejum se torna inválido. Nesse sentido, é apelo ao mundo que parem as guerras, não só durante o mês do Ramadã, como também após ele.

    No fim do Ramadã todos os muçulmanos celebram a festa religiosa chamada EID-UL-FITAR que, este ano, será realizada na quarta-feira, dia 10 de abril, sendo iniciada com oração de EID, às 10h.

    Para as pessoas que quiserem saber mais detalhes sobre o Islã e a comunidade Ahmadia, basta entrar em contato pelo tel: 2242-1385, pelo email: info@ahmadia.org.br ou visitar a comunidade, que está localizada na Estrada da Saudade, 215. 

    A Associação Ahmadia do Islã no Brasil é um ramo do Islamismo, e sua única sede no Brasil é na Estrada da Saudade, 215, Petrópolis. O Fundador da Ahmadia foi Hazrat Mirza Ghulam Ahmad (asw) (1835-1908), que através da revelação Divina, clamou ser o Messias Prometido e Imam Mahdi (um guia espiritual) aqui no Brasil.

    Últimas