• Rádio Tribuna FM 88.5: muito mais a sua onda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/10/2022 08:00
    Por Aghata Paredes

    Em casa ou no carro, a caminho do trabalho ou no home office, a Rádio Tribuna FM fez e continua fazendo parte da vida de inúmeras pessoas – não apenas em Petrópolis, mas também na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

    A Rádio “nasceu” alguns anos depois de Francisco de Orleans e Bragança ter assumido a diretoria do jornal, em 1989.  Sem saber que iria ganhar rapidamente as ruas da cidade serrana, o braço radiofônico do jornal possuía um perfil alternativo,  com um repertório de rock e blues. Com o passar dos anos foi observada a necessidade de mudar o seu perfil para se adequar às preferências do público, que atualmente participa ativamente da programação da Rádio – compartilhando suas preferências musicais e participando das mais diversas promoções. 

    Virada de milênio memorável

    Ao adentrar a história da Rádio é possível afirmar que essa novidade, no final da década de 80, de alguma maneira, contribuiu para que outras transformações no Grupo Tribuna viessem em seguida. É o caso da grande reforma na parte gráfica do jornal, em 1995; o serviço de agência de notícias (1996); a criação do portal E-Tribuna, em 1997, e a primeira publicação do caderno Tribuninha (1999), que  conferiram ao Grupo uma virada de milênio memorável. 

    Antena mais alta do Rio de Janeiro

    A antena da Rádio Tribuna FM está situada a 1.860 metros acima do nível do mar, a mais alta do estado. Além de abranger a cidade de Petrópolis, seu alcance atinge outras cidades da Região Serrana, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio, Região dos Lagos e Sudeste de Minas Gerais. 

    Foto: Divulgação

    Desafios, aprendizados e gratidão

    Cláudio Florio Simplicio, radialista e coordenador da programação, junto a Antony Pinguin, relembra como sua história com a Rádio Tribuna FM começou. “Tudo começou em 1989, quando a emissora entrou no ar. O primeiro estúdio ficava localizado na antiga João Pessoa, atual Nelson de Sá Earp, número 45, na sobreloja do Edifício Irmãos Dias. Depois de fazer um teste acabei sendo selecionado para fazer parte da primeira equipe de locutores que tinha Fábio Guerra como coordenador.”, conta.

    O radialista conta que foi um desafio enorme, já que nunca havia trabalhado em rádio. “Fui chamado numa sexta-feira e na segunda já estava sozinho no ar, após estagiar durante o fim de semana com o Fernando Marques, locutor na época. Ele me ajudou muito! Havia diversos equipamentos, como pick-ups e cartucheiras, era bem diferente de hoje em dia, porque temos tudo no computador.”

    Foto: Arquivo Pessoal – Claudio Florio Simplicio

    Ao longo de 33 anos, Claudio conta que tudo que aprendeu deve aos profissionais que passaram pela Rádio Tribuna FM – Fábio Guerra, Fernando Marques, Mário Fernando e Rafael Bento. 

    Foto: Arquivo Pessoal – Claudio Florio Simplicio

    Questionado sobre como é o seu dia a dia como radialista, Claudio conta que o aprendizado é contínuo e a dedicação, fundamental. “Como em qualquer outra profissão, meu dia a dia é movido por constante aprendizado e muita dedicação, já que precisamos estar atualizados sobre tudo que acontece. Além disso, somos formadores de opinião e necessitamos, acima de tudo, ter responsabilidade quando nos manifestamos no ar.”, diz.

    Sobre o que enxerga de mais gratificante, o radialista conta que é receber o carinho e o reconhecimento dos ouvintes. Além disso, Claudio não esconde o orgulho que sente em fazer parte de um veículo de comunicação tão antigo. “Ser parte de um grupo com 120 anos de serviços prestados à população é, sem dúvida, motivo de um orgulho muito grande. Não há como falar da história da cidade sem mencionar a Tribuna de Petrópolis e vice-versa.”, conclui. 

    Antony Pinguin, coordenador da Rádio, conta que começou a trabalhar no segmento em 1997. Em 2015, o radialista estreou na Rádio Tribuna FM. “De lá para cá nunca mais parei. A cada ano que passa fico mais encantado pela rádio.” 

    Foto: Divulgação

    Em 2020, a Rádio Tribuna FM ganhou um novo estúdio com o que há de mais moderno nos meios de comunicação. Em 2021, os ouvintes passaram a contar com uma novidade: a possibilidade de, além de ouvir a Rádio, assistir aos radialistas ao vivo. 

    Foto: Divulgação

    Atualmente a Rádio Tribuna FM conta com uma extensa programação. Quem comanda o som, que agrada diversos tipos de públicos, é a equipe formada, da esquerda para a direita, por Bil, Leandro, Luciano, Edson, Pinguim, Claudio e Alan. 

    Foto: Divulgação

    Baú do Som

    O melhor do Flash Back dos anos 80 e 90;
    Segunda a Sábado, das 18h às 19h .

    Bloco Livre

    O programador é o ouvinte;
    Segunda a Sexta, em 5 edições.

    Desplugado

    Músicas acústicas, nacionais e internacionais;
    Todos os sábados em duas edições, das 8h às 9h e das 19h às 20h.

    Flash hits

    O melhor do flash back;
    Segunda a domingo, das 6h às 7h.

    Machine Head

    “Rock para quem gosta de rock”;
    Domingo a quinta, das 22h à meia-noite.

    Momento do Esporte, com Roberto Márcio

    Segunda a Sexta das 8h15 às 8h45.

    Curiosidade Máxima

    Pílula com curiosidades relacionadas à ciência e à história;
    Segunda a sexta, em 4 edições. 

    Tribuna News

    Notícias e informações de Petrópolis, do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo;
    Segunda a sábado, em 8 chamadas: às 8h, 9h, 11h, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h.

    Tribuna Toca Todas

    Três blocos com meia hora de músicas, sem intervalos comerciais;
    Segunda a sábado, às 9h30, 13h30 e 17h30.  

    Tribuna Top Ten

    As 10 mais tocadas da programação;
    Segunda a sábado, das 11h às 11h45.

    Tribuna Vibe

    O esquenta do seu fim de semana;
    Sextas e sábados, às 22h.

    Super Sorteio Tribuna

    Toda semana, através do Instagram da Rádio Tribuna Fm. 

    Boletim Turbinol

    Notícias do mundo automobilístico com Renato Cantharino;
    Segunda a sexta às 12h. 

    Acompanhe todas as novidades da Rádio Tribuna FM!

    Últimas