• R$ 220 mil jogados fora e Alto da Serra ficou sem creche

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2022 01:17

    A gente pagou 17 meses de aluguel – porque sai do bolso de todos nós – por um imóvel onde seria colocada uma creche no Alto da Serra. Foram R$ 220 mil entre março de 2020 e agosto de 2021. No período chegaram a ser anunciadas obras de adaptação do prédio para receber 300 crianças, mas nada avançou. O imóvel foi devolvido ao proprietário. Um Partisans que acompanhou o caso faz uma pergunta que ninguém vai querer responder: este dinheiro vai ser devolvido aos cofres públicos?

    Falta de médicos

    Você leu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que o prédio da Unidade Básica de Saúde na Comunidade da Glória está pronto, mas até hoje não foi equipado nem contratados médicos e enfermeiros para trabalhar. Além disso, a última reunião do Conselho Municipal de Saúde discutiu a falta de médicos em 11 postos de saúde: Amazonas, Caxambu, 24 de Maio, Siméria, Meio da Serra e Madame Machado, Mosela, Alto Siméria, Boa Esperança e Brejal. Tem ainda o Castelo São Manoel que está sendo transferido para um novo imóvel.

    Saiu do radar

    E a ligação Bingen-Quitandinha saiu mesmo do radar. Ninguém mais toca no assunto. Tá certo que as chuvas de fevereiro e março atrapalharam toda a vida da cidade, mas já era hora de voltar com o tema mesmo porque anunciaram que era coisa simples, de pouca monta e que sairia do papel rapidamente depois de 80 anos de espera. Em maio, o Estado falou que estaria pronta em 20 dias…

    100 anos da APL

    E a gente começa a semana comemorando os 100 anos da Academia Petropolitana de Letras, uma das mais antigas do país e que tem atividades ininterruptas.  As comemorações serão abertas na quarta-feira, às 10 horas, na galeria do Edifício Marchese com descerramento de placa comemorativa local onde ocorreu a reunião de fundação da APL.

    Os integrantes da Academia Petropolitana de Letras, a formação atual, que está à frente das comemorações pelos 100 anos da entidade, uma das mais antigas do país.

    Mudança

    De um Partisans sobre a mudança no tipo de comércio na Rua do Imperador: saíram as lojas de roupas e agora, além de farmácia, têm as de produto de beleza e as de capinha de celular. Verdade.

    Estamos no lucro

    Dois leitores da coluna conversavam sobre o uso do cimento no piso do Palácio de Cristal, que antes era de uma terrinha misturada com pó de brita e que deixava o aspecto mais rústico. Sobre a indignação de um deles com a mudança, o outro contemporizou: “podia ser pior, de bloquete”. De fato.

    Paralelos

    Depois que a gente passa pela Serra Velha onde há obras de revitalização da via com recuperação dos paralelos, a gente volta a Petrópolis e cai em inúmeras depressões da pavimentação na cidade. É o caso da Piabanha, por exemplo.  É um desnível só para não falar buraqueira. A gente precisa nestas vias – e em muitas dos bairros também – do nivelamento dos paralelos.

    E ninguém vê

    Tá certo que dependemos de montão dos motoboys. Hoje é de entrega de comida a documentos importantes transportados sobre duas rodas. Mas tem uma parcela que está abusaaaaada. Notem a passarela sobre o rio em frente ao Marchese, na Rua do Imperador, está sendo usada por eles como retorno e em ambos os sentidos.  Em algumas ruas curtinhas como a Alencar Lima estão entrando pela contramão…

    Skate

    Lei dos vereadores e sancionada pelo prefeito Rubens Bomtempo instituiu o Dia do Skate e a Semana Municipal do Skate em Petrópolis. Como vai ser em junho quem sabe, até lá, a prefeitura consegue dar aos skatistas uma Praça do Skate, ali na Caldas Viana, de acordo, né? Dá tempo.

    Não vai ter velocidade, mas vai dar para apreciar a beleza dos veículos. Será realizado dias 10 e 11 de setembro o Circuito Imperial de Automobilismo. No dia 10, será realizada uma exposição de carros no Centro Histórico e, domingo, acontece um desfile de veículos das décadas de 50, 60, 70 e 80. Os carros saem às 9h, da antiga rodoviária e circulam pelo Centro Histórico, o mesmo percurso feito nas antigas corridas de rua.  A foto é de José Augusto Varanda.

    Anotação

    Esta, vamos vender pelo mesmo preço que compramos: bombou nas redes sociais a existência de um suposto grupo de whatsapp que receberia infrações cometidas por motoristas para se tornarem multas posteriormente. Essa ‘coleta de flagrantes’ seria feita por pessoas sem esse poder constituído.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas