Quinze unidades de saúde mantêm vacinação contra a gripe
A Secretaria de Saúde manterá a vacina contra a gripe em 15 unidades de saúde com salas de vacinação. Até esta terça (17), foram aplicadas 74.350 doses da vacina, o equivalente a 79% do público-alvo da campanha. No município, 93 mil pessoas devem ser vacinadas e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que ao menos 90% deste público seja imunizado.
No fim de junho, a vacinação foi ampliada para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59. Devem ser vacinados, ainda, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação de indicação médica), profissionais da Saúde e professores. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também podem ser imunizadas, mas devem apresentar indicação médica.
“A vacinação é a forma mais eficaz e segura de prevenir a gripe e suas complicações. Por isso, é essencial que a população procure nossas salas de vacinação para se imunizar. A gripe pode ser provocada pelo vírus influenza e se agravar entre a população mais vulnerável à doença”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, que estão entre os grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, têm com cobertura de apenas 53% e 55%, respectivamente. Entre os subtipos do vírus influenza, os mais frequentes em humanos são A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser prevenidos com a vacina e com medidas simples de higiene.
A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger alerta que a imunidade contra a doença ocorre somente entre 10 a 15 dias após a aplicação da vacina. Ela lembra que a transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar, e alerta para os cuidados.
“A transmissão da gripe pode ocorrer pelo contato com pessoas infectadas, por isso, as mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção, como manter as mãos sempre limpas, utilizar álcool gel; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe”, pontua Elisabeth.
A pensionista Maria da Penha Silva, de 69 anos, foi ao Centro de Saúde na manhã desta terça (17). Ela conta que teve receio de vir antes, por achar que não estava nas condições físicas ideais. Mas o auxílio do médico do Posto de Saúde da Família (PSF) a deixou tranquila para tomar a vacina.
“Tomo a vacina todos os anos, mas, neste, acabei ficando com um pouco de receio. Mas, com o acompanhamento do médico do PSF do Amazonas eu fiquei mais tranquila para poder vir me imunizar. Acho muito importante prevenir e faço votos de que todos que ainda não se imunizou o faça”, conta dona Maria da Penha.
O atendimento nos 15 locais de vacinação estará disponível de 8h às 16h – com intervalo de 1h para almoço.
Confira a lista de postos:
PSF Alto da Serra
PSF Posse
PSF São Sebastião
UBS Alto Independência
UBS Morin
UBS Mosela
UBS Itaipava
UBS Pedro do Rio
UBS Quitandinha
UBS Retiro
Centro de Saúde Coletiva
Centro de Saúde no Itamarati
Ambulatório Escola
Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)
Hospital Alcides Carneiro (HAC)