• Quinta-feira tem muitas atrações no Festival de Inverno de Petrópolis: confira a programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/09/2021 08:00
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Uma quinta-feira com atrações irresistíveis e gratuitas é o que aguarda o público no dia 16 de setembro, dentro da programação do 20º. Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte. Este ano, em uma nova versão: com concertos presenciais e online. 

    As oficinas infantis “Introdução ao Canto” e “Criação Com e Por Pets” fazem parte da programação a partir das 10h, no canal do YouTube.  E a partir das 19h30m entrará em cena, também no YouTube do Festival, os músicos Chico Brown e Domenico Lancellotti. Essas apresentações serão precedidas por uma entrevista com os músicos a cargo do jornalista Rodrigo Alzuguir, com curadoria de Pedro Miranda.

    “Uma das atrações do Festival com sabor de novidade é o cantor, compositor e multi-instrumentista Chico Brown. Chico, que é neto de Chico Buarque e filho de Carlinhos Brown, já nasceu enraizado na percussão e na música e já vinha produzindo por aí há algum tempo, mas apareceu para um público maior quando o avô gravou Massarandupió, canção feita em parceria pelos dois. E agora apareceu como compositor de cinco faixas no novo trabalho de Marisa Monte, de quem também é parceiro. Ele mostra um pouco disso tudo pra gente no Festival”, explica Pedro Miranda.

    A partir das 18h30m o Salão Nobre da UCP será palco, com presença do público, de três artistas locais: Sanny Oliver, Gargamel DK e Gabriel Silva. E, às 20h, a Capela da UCP receberáa soprano Maria Gerk ao lado do violonista Pedro Brandão. O repertório apresentará canções em diversos idiomas.

    Todos os eventos são gratuitos e precedidos de comentários, visando o melhor aproveitamento dos espetáculos. Para a Campanha da Solidariedade, tradicionalmente realizada pelo Festival, pede-se ao público a doação de alimento não perecível.

    10h – Oficina de Introdução ao Canto – dellarte.com.br/festival – online

    Na oficina de introdução a cantora Monica Campos vai ensinar noções teóricas da fisiologia do canto, exercícios de respiração diafragmática; exercícios de alongamento das estruturas do aparelho fonador; exercícios de dicção; vocalizes diversos para aquecer a voz; desenvolver ou aprimorar afinação; conhecer a própria tessitura vocal; vocalizes específicos para adução das pregas vocais; passagem de registro; otimização do uso dos ressonadores; prática de canto; pratica do exercício de cantar em público. Duração: 40minutos. Oficineira: Monica Campos 

    10h – Oficina Espetáculo – Criação Com e Por Pets – dellarte.com.br/festival – online

    A proposta desta oficina é, por meio de afeto e respeito, desenvolver pequenas obras artísticas junto aos animais de estimação a partir de exercícios lúdicos. O bom é que essa poesia traz às crianças noções para que possam entender melhor os animais de maneira divertida e experiencial. Estudos psicológicos apontam que a relação com os animais vêm contribuindo para diversos tipos de enfermidade, como depressão, ansiedade, fobias e as mais diferentes doenças. As atividades afetivas com os pets beneficiam na homeostase das crianças. 

    Duração: 40minutos. Oficineira: Luciane Fortunatto 

    19h30m – Chico Brown – dellarte.com.br/festival – online

    Compositor, multi-instrumentista e cantor, o carioca, criado em Salvador explora, em seu repertório, a intersecção cultural entre as duas cidades e o diálogo com a música de todo o mundo, carregando influências da MPB, da música nordestina, do reggae, música instrumental, rock progressivo, jazz, música latina e música sinfônica. O show é um apanhado de versões e abordagens experimentais de clássicos famosos, peças instrumentais e canções autorais inéditas de Chico, reverenciando suas influências familiares e artísticas. No repertório, Massarandupió, valsa composta por ele com letra de Chico Buarque, lançada em seu disco mais recente. Neto e parceiro de Chico Buarque, filho de Carlinhos Brown, tem uma musicalidade forte, fruto da convivência, desde o berço, com a música da família.

    19h30m – Domenico Lancellotti – dellarte.com.br/festival – online

    Nascido em Niterói no início dos anos 70, o músico e compositor participou das bandas Mulheres que dizem sim (1994), Project + 2 (Moreno, Domenico, Kassin + 2) (2001-2009) e da Orquestra Imperial (2005). A sua carreira solo registra o lançamento de três álbuns: Cine Privé (2012), The good is a big god (2018) e Raio (2021). Colaborou em turnês e gravações de artistas como Adriana Calcanhoto, Arto Lindsay, Caetano Veloso, Chrissie Hynde, Danilo Caymmi, Gal Costa, Gilberto Gil, Quarteto em Cy e Quarteto Jobim-Morelenbaum. Domenico se notabilizou na composição de trilhas sonoras para teatro, dança e também para instalações com os artistas Lucia Koch, Christiane Jathay, Domingos de Oliveira, Luiz Zerbini, Chelpa Ferro, Hamilton Vaz Pereira, Pedro Brício, Grupo Corpo e Cristina Moura entre tantos. Atualmente vive em Lisboa e é parceiro constante do artista português Tomás Cunha Ferreira, colaborando na estação de rádio do Museu da Cidade do Porto, com o programa semanal Colapso.

    PROGRAMA

    Domenico Lancellottivoz, violão, percussão

    João Erbettaguitarra, voz

    1. Tudo ao Redor – Domenico Lancellotti/Moreno Veloso

    2. Alma do vento – Domenico Lancellotti

    3. Vai a serpente – Bruno Di Lullo/Domenico Lancellotti

    4. Asas – Domenico Lancellotti

    5. Afora seu amor – Domenico Lancellotti

    6. Risos – Domenico Lancellotti

    7. Como vês – Domenico Lancellotti/Bruno Di Lullo

    8. Suspiro – Domenico Lancellotti/Bruno Di Lullo

    9. Projeção – Bruno Di Lullo/Domenico Lancellotti

    10. Borboleta – Domenico Lancellotti

    11. Pare de correr – Pedro Sá/Domenico Lancellotti

    12. Quem samba – Domenico Lancellotti/Álvaro Lancellotti

    13. Asa – Domenico Lancellotti/Arnaldo Antunes)

    (gravado em 05/08/2021, em Lisboa.écnico de áudio: Bernardo Barata, captação de imagem e edição: Mina Lancellotti)

    18h30m – Sanny Oliver – SALÃO NOBRE UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

    Íntima dos palcos, a cantora e compositora Sanny abraçou a música profissionalmente há mais de vinte anos. Dona de uma voz de notório carisma e que extrai sempre elogios, é filha do sambista Totonho, da velha guarda. Com um repertório eclético que lhe permite passear por diferentes segmentos musicais, ela declara: “A música é minha forma de expressão, meu pão, minha dádiva, tem sido sempre assim. Com a benção divina.” Em seu show, Sanny exalta o repertório de um compositor imortalizado através de suas canções: Lupicínio Rodrigues. Sempre atuais, continuam sendo regravadas por diversos artistas. Entre elas estão, FelicidadeVingançaEsses moçosSe acaso você chegasse e Cadeira vazia, todas elas presentes no show. Curiosamente Lupicínio aniversaria no dia 16 de setembro, o que confere a homenagem um tom especial. Sanny estará acompanhada pelos músicos, William Feliciano ao piano, Zeca Velloso ao contrabaixo e Coquinho Batera na percussão e bateria. Sanny adianta: “Será uma honra revisitar esse repertório que adoro e apresentá-lo durante um festival com que me identifico demais e que tem prezado pela cultura na região serrana.”

    19h40m – Gargamel DK – SALÃO NOBRE UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

    Com 30 anos de experiência na área musical, dirige atualmente a Fábrika de Sons —inaugurada em 2004 —, maior escola de música da região serrana, por onde já passaram mais de cinco mil alunos e que realizou, desde a sua criação, mais de 50 eventos. Em seu estúdio, também intitulado Fábrika de Sons, produziu mais de 40 CDs de artistas de todo o Brasil. Como guitarrista, acompanhou a cantora Danni Carlos de 2003 a 2007 em shows por todo Brasil, e em programas como Altas Horas, Jô Soares, Hebe Camargo e Domingão do Faustão. Em 2005 gravou o DVD da cantora, que conquistou o Disco de Ouro. Entre 2000 e 2009, Gargamel esteve ao lado do maior nome do Blues brasileiro, o mago da guitarra Celso Blues Boy. Atualmente Gargamel encontra-se envolvido em seu trabalho solo, e faz shows com repertório voltado para Classic Rock, versões de músicas brasileiras e algumas homenagens a Celso Blues Boy.

    20h50m – Gabriel Silva – SALÃO NOBRE UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

    Artista Petropolitano, ele abriu em 2014 a terceira edição do reality show “The Voice Brasil”. Cantou Hoochie Coochie Man de Will Dixon, interpretado por Muddy Water e abalou as estruturas com sua energia, carisma e uma potência de voz extraordinária.  Nos últimos anos participou do Festival de Jazz e Blues em Rio das Ostras. Conquistou diversos prêmios como compositor e cantor. Foi convidado pelo SBT para homenagear James Brown. Em sua nova fase o cantor se dedica às composições e gravações.

    Capela UCP

    20h- Maria Gerk – CAPELA UCP COM PRESENÇA DO PÚBLICO

    Graduada em Canto/Bacharelado pela UFRJ, a soprano é aluna do estúdio MAMOVOPS. Recentemente participou do 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, onde conquistou o 1º Grande Prêmio Feminino e o prêmio Festival Amazonas de Ópera. Apresenta-se ao lado do violonista Pedro Brandão, finalista do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter de 2019, que cursa bacharelado em violão pela UFRJ. No repertório, exclusivamente de canções em diversos idiomas, destaque para compositores franceses como Francis Poulenc e Erik Satie. Na parte brasileira do programa, teremos a estreia de um ciclo de cinco canções baseadas em poemas de Fernando Pessoa, com música de Rodrigo Camargo, compositor formado pela UFRJ, que escreveu e adaptou as peças para violão, especialmente para este concerto.

    FESTIVAL DE INVERNO

    Petrópolis – edição 2021 – online e presencial

    De 14 a 19 de setembro

    Programação sujeita a alterações

    dellarte.com.br/festival – online

    UCP – Universidade Católica de Petrópolis – presencial

    Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis

    Telefone: 24 – 2244 4044

    Salão Nobre – capacidade de 80 pessoas

    Capela – capacidade 60 pessoas

    Entrada gratuita, por ordem de chegada, sujeita à lotação.

    Pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade, a ser entregue no local do evento.

    Últimas