• Quindim, o doce feito com gemas de ovo, açúcar e coco

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2017 11:06

    Quindim, este doce de origem controversa agrada muitos paladares. Seu surgimento é geralmente atribuí- do à culinária lusitana, conhecida em todo o mundo pela produção de doces deliciosos. Em Portugal, várias qualidades de doces surgiram nos antigos conventos, onde as freiras passavam muito tempo elaborando receitas com os poucos ingredientes que dispunham.

    Lá, do outro lado do oceano, surgiu um doce chamado de brisas do lis, que é feito com muitos ovos, açúcar e amêndoas, que lembra muito o nosso quindim. No Brasil, a receita ganhou um ingrediente especial: o coco, que substitui as amêndoas. A nova mistura apareceu no nordeste e parece ter tido uma grande influência dos africanos, inclusive no nome, quindim.


    INGREDIENTES

    ? 475g açúcar

    ? 300ml água

    ? 20g manteiga

    ? 100g coco ralado

    ? 200ml água morna

    ? 300g gemas

    ? Manteiga e açúcar para untar as forminhas


    MODO DE PREPARO

    Hidrate o coco na água quente e reserve. Em seguida ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de fio grosso. Junte a manteiga e deixe esfriar. Depois acrescente o coco hidratado, as gemas peneiradas e misture bem. Deixe descansar por três horas no mínimo. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe com o açúcar. 

    Misture a massa do quindim (que se separa na geladeira) distribua de forma uniforme pelas forminhas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C em banho maria com a água já quente por 30 minutos ou até ficar firme ao toque. Desenforme os quindins ainda mornos e sirva gelado.



    Últimas