• Quer viver mais e melhor ou ser enganado(a)?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/01/2023 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    O que não falta em nossa sociedade são “picaretas” e “picaretagens”. Claro, porque algumas pessoas da “lei do menor esforço”, adoram ser enganadas. “Segredo revelado”! “Tratamento milagroso antienvelhecimento”! “Emagreça 10 kg em uma semana”! “Pessoas de qualquer cidade estão fazendo isso”! “Veja o que acontece”! Não acontece nada! As pessoas, especialmente os idosos, estão chegando a essa idade com baixa qualidade de vida por três causas principais: inflamação, glicose elevada e excesso de radicais livres.

    As três juntas levam à doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial, vários tipos de câncer entre outras. A inflamação se refere à resposta do sistema imunológico a danos, lesões, estresse exagerado. Ou seja, o sistema protege o corpo até certo ponto. A resistência insulínica é por conta do consumo em excesso de açúcar (principalmente refinado) e a gordura visceral. Sabe? Aquela barriguinha… Os radicais livres já sabemos que são resíduos tóxicos da produção de energia. Quando passa do limite de o corpo eliminar causam danos em diversos órgãos. Daí a importância dos alimentos antioxidantes.

    Que vamos morrer um dia todos nós sabemos. Somos o único ser vivo que sabe disso. O seu cachorro, seu gatinho não sabem que vão morrer um dia. Podemos envelhecer com mais saúde e até mesmo retardar o envelhecimento fazendo exercício físico regular e dieta saudável. É fácil? Não! Se fosse não teríamos tanta gente doente. Exige muita paciência e determinação. Pesquisas antigas já mostravam como é difícil. Em um ano, apenas 30% das pessoas conseguem aderir de forma permanente a dieta saudável, Brownell, K.D. (19995). Ao exercício físico regular apenas 19% conseguem. Dishman, R.K. (1994). A gente sabe disso.

    Segundo o IBGE 47% da população é sedentária e entre os jovens chega a 84% e tem algum grau de obesidade e doenças relacionadas. É melhor gastar dinheiro na feira ou na farmácia? Na academia ou no hospital? Na cadeira de rodas ou na Bike nova? No andador ou no tênis novo para correr e caminhar? Enfim, a escolha é de cada um. Ser esperto é cuidar da saúde. Prof. Moraes

    Literatura Sugerida: Schestatsky, Pedro. Medicina do Amanhã. São Paulo; 6ª edição – Editora gente, 2020.

    Últimas