• Quem são os artistas brasileiros mais ouvidos pelos estrangeiros em 2023 no Spotify?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/12/2023 14:02
    Por Redação C2 / Estadão

    O Spotify divulgou nesta quarta-feira, 13, a lista dos artistas brasileiros mais ouvidos no exterior. O primeiro lugar ficou com o DJ Alok, que neste ano teve destaque por suas apresentações em Copacabana e no festival The Town.

    O segundo lugar ficou com a cantora Anitta, que há cerca de quatro anos tem se movimentado para consolidar sua carreira internacional, fazendo parcerias com nomes como J Balvin, Maluma, Black Eyed Peas, Iggy Azalea, Khalid, Ty Dolla $ign e Cardi B.

    Em terceiro lugar – abrindo o bloco dos funkeiros – está Crazy Mano, que viralizou com a música Brazilian Phonk Mano, uma criação do norueguês William Rød, de 21 anos, mais conhecido como Slowboy, da qual Crazy Mano participa.

    Assim como o DJ e produtor musical norte-americano, Marshmello, Crazy Mano também se apresenta usando uma máscara. O terceiro preferido entre os estrangeiros tem poucos seguidores no Brasil. No Instagram ele soma pouco mais de 3 mil fãs. Ele é um representando do Brazilian phonk, gênero mais procurado pelos estrangeiros, segundo o levantamento do Spotify.

    O quarto lugar do ranking do Spotify é ocupado pelo funkeiro fluminense Mc GW, nome artístico de Glaucio Willians, que também faz o chamado Brazilian phonk.

    GW também lidera a lista de músicas mais ouvidas com Montagem – PR Funk, que tem participação do quinto artista mais ouvido, Mc Menor do Alvorada.

    Menor do Alvorada é paulistano e começou a despontar no Baile da Dz7, em Heliópolis, um dos maiores da cidade. O sucesso do artista chamou atenção da gravadora Universal Music, que irá lançar a próxima criação de Menor, a faixa Tropa do Platinado.

    Top 5 artistas brasileiros mais escutados no exterior no Spotify em 2023:

    1 – Alok

    2- Anitta

    3- Crazy Mano

    4 – Mc GW

    5- Mc Menor do Alvorada

    O fato de três funkeiros aparecem entre os mais ouvidos pelos estrangeiros também se reflete entre os gêneros brasileiros mais ouvidos no exterior, segundo o Spotify.

    O Brazilian phonk lidera, seguido do sertanejo universitário. Os derivados do funk – e eles são muitos, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro – completam as três outras posições. São eles funk MTG, funk RJ e funk carioca.

    Top 5 gêneros musicais mais escutados no exterior no Spotify em 2023:

    1- Phonk brasileiro

    2- Sertanejo universitário

    3- Funk MTG

    4- Funk RJ

    5- Funk carioca

    As cinco músicas mais ouvidas foram Montagem – PR FunkMONTAGEM – PR FUNK, por Mc GW, Mc Menor do Alvorada e S3BZS; No_Se_Ve.mp3, parceria da cantora argentina Emilia e da brasileira Ludmilla, o Automotivo Bibi Fogosa, por Bibi Babydoll e Dj Brunin XM, um dos primeiros Brazilian phonk a estourarem no exterior; Deep Down (feat. Never Dull), com participação de Alok; e Parado no Bailão, de MC Gury e MC L da Vinte, lançada em 2018 e que agora voltou a viralizar, principalmente por meio de clipes feitos com imagens do jogador Neymar.

    Top 5 músicas escutados no exterior no Spotify em 2023:

    1- MONTAGEM – PR FUNK, por Mc GW, Mc Menor do Alvorada e S3BZS

    2- No_Se_Ve.mp3, por Emilia, LUDMILLA, Zecca

    3- Automotivo Bibi Fogosa, por Bibi Babydoll e Dj Brunin XM

    4- Deep Down (feat. Never Dull), por Alok, Ella Eyre, Kenny Dope e Never Dull

    5- Parado no Bailão, por MC Gury, MC L da Vinte

    Anteriormente, o Spotify havia divulgado os artistas mais ouvidos no Brasil. A lista é bastante diferente, com o sertanejo universitário dominando o ranking:

    1- Ana Castela

    2- Henrique & Juliano

    3- MC Ryan SP

    4- Marília Mendonça

    5- Jorge & Mateus

    O funk também não domina a lista de músicas mais executadas no Brasil em 2023:

    1- Nosso Quadro – Ana Castela

    2- Leão – Marília Mendonça

    3- Erro Gostoso – Simone Mendes

    4- Bombonzinho – Israel & Rodolffo e Ana Castela

    5- Seu Brilho Sumiu – Israel & Rodolffo e Mari Fernandez

    Últimas