• Quem é Veigh, rapper paulista que teve a melhor estreia da semana no mundo no Spotify?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2023 15:23
    Por Bárbara Correa / Estadão

    Na noite desta segunda-feira, 22, o álbum de Thiago Veigh conquistou o top 1 global do Spotify. O rapper detém ainda a maior estreia nacional da história da plataforma. O disco Dos Prédios Deluxe teve mais de 6,5 de milhões de acessos no streaming.

    Desbancando grandes nomes da música como Anitta, Beyoncé, Harry Styles, Luísa Sonza e Matuê, o álbum do artista também teve todas as faixas no top 50 músicas do Spotify Brasil. Dos Prédios foi lançado em novembro de 2022, mas a versão deluxe do disco chegou nas plataformas digitais na última sexta-feira, 19.

    Quem é Thiago Veigh?

    Thiago Veigh, 22 anos, nasceu e cresceu na cidade de Itapevi, na zona oeste de São Paulo, é um cantor e compositor do gênero trap, uma variação do rap. Com uma voz forte e melódica, um beat eletrônico grave e letras profundas sobre emoções e críticas sociais, o artista começou sua carreira com seu amigo Heitor, no extinto duo Constelação.

    Nos anos 2018 e 2019, o Constelação lançou quatro músicas produzidas pela Covil Corporation, um estúdio de gravação sediado em Itapevi. Na época, ele conheceu o produtor André Nagalli e decidiu lançar sua primeira faixa fora do duo, intitulada Indispensável.

    A partir de 2019 ele se juntou a outros nomes em ascensão da cena e participou do feat com Yunk Vino e Jé Santiago na faixa Pandora, que integra ao EP The Magic Show: Snippet, de Nagalli. No ano seguinte, alguns lançamentos de Veigh passaram a ter mais destaque, como Ricos em Breve, Dripper, 20Minutes e Fender.

    Em 2020, o cantor seguiu investindo em parcerias com outros grandes nomes do trap paulista e, no ano seguinte, consolidou seu nome em hits como Foto do Corte, Sigo as Estrelas e Tipo Akon. Mas, foi a partir do seu show no festival Cena, em 2022, que Veigh se tornou ainda mais conhecido e passou a expandir seu público.

    Pouco tempo depois, ele entrou no Radar Spotify, ganhando um documentário no YouTube sobre sua trajetória musical. Nesse mesmo ano, o cantor foi até Londres para lançar a faixa do projeto Spotify Singles, Movimento, que acumula mais de 13 milhões de streamings.

    Últimas