Quem é o cubano que pode quebrar marcas de Phelps e Carl Lewis na Olimpíada?
A Olimpíada de Paris-2024 pode ser palco de algo histórico no wrestling. Se conquistar a medalha de ouro, o cubano Mijaín López se tornará o único atleta a se sagrar campeão olímpico em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, superando estrelas como Michael Phelps, da natação, e Carl Lewis, do atletismo.
Lenda do esporte, Mijaín López tem 41 anos e, na segunda-feira, garantiu a classificação para a final na categoria acima dos 130kg ao vencer Sabah Saleh Shariati, do Azerbaijão.
A final será contra o chileno Yasmani Acosta, na noite desta terça-feira. O horário ainda não está definido. Em caso de vitória, Mijaín López repete os feitos de Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e de Tóquio.
Isso faria o cubano superar seis atletas que conseguiram o ouro em quatro Olimpíadas seguidas: os americanos Michael Phelps, Carl Lewis, Al Oerter e Katie Ledecky, o dinamarquês Paul Elvstrom e o japonês Icho Kaori.
Nascido em Herradura, Mijaín López começou no esporte cedo, mas não foi na luta. O cubano chegou a se aventurar no beisebol antes de fazer história no wrestling. História que vai chegar ao fim nesta terça-feira. O cubano, que chegou a ficar dois anos sem treinar depois do ouro nos Jogos de Tóquio, decidiu que vai se aposentar depois de Paris-2024.